Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 29.08.16 - 11h02

Teatro de Santa Isabel recebe projeto Concertos Para a Juventude nesta terça (30)

img_alt

O Concerto-aula acontece sempre um dia antes da apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Nesta terça (30), o projeto Concertos para a Juventude traz ao Teatro de Santa Isabel mais um concerto-aula, visando a formação de novas plateias para a música erudita no Recife. Nesta edição, alunos de escolas públicas, músicos e jovens em geral poderão conhecer um pouco mais sobre duas obras primas de destaque no repertório sinfônico universal: a Abertura da Ópera Tannhaüser, de Richard Wagner, e a Quarta Sinfonia em si bemol Maior, Opus 60, de Beethoven. O concerto-aula, que conta com a iniciativa e coordenação do maestro titular da Orquestra Sinfônica do Recife, Marlos Nobre, acontece sempre na véspera dos concertos oficiais da OSR, com início às 10h, no Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

A manhã começa com a execução da Abertura da Ópera Tannhaüser, de Richard Wagner. Esta peça começou a ser composta por Wagner em 1843, porém, suas partituras só foram finalizadas dois anos depois, em 1845. A segunda peça, a Quarta Sinfonia em si bemol Maior, Opus 60, de Beethoven, foi escrita pelo compositor alemão no verão de 1806, dedicada ao Conde Franz von Oppersdorff, que lhe ofereceu uma grande quantia de dinheiro pela peça. A sua estreia foi em março de 1807, na casa do príncipe Franz Joseph von Lobkowitz. Essas e outras curiosidades serão explicadas detalhadamente pelo maestro Marlos Nobre ao público presente.

O projeto Concertos para a Juventude tem como prioridade atuar na formação musical de jovens do Recife, desenvolvendo nos alunos senso crítico, bem como, o interesse por outros estilos musicais, como o erudito. Tudo isso através de um bate papo descontraído com o maestro Marlos Nobre, que revela, nas aulas-concertos, casos interessantes sobre os autores e as composições. A experiência se torna, para muitos estudantes, uma oportunidade única de entrar num teatro e assistir a uma apresentação de uma Orquestra Sinfônica.

Escolas interessadas em participar do projeto podem realizar o agendamento através do telefone: 3355-3323.

 

Serviço:

 

Concertos para a Juventude

Quando: terça-feira, dia 30 de agosto

Horário: 10h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio, Recife.

Informações: 3355.3323