Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.08.17 - 12h03

Arena Pernambuco será palco da Olimpíada Brasileira de Robótica

img_alt

Prefeito Geraldo Julio participou do início das atividades de esporte, cultura e lazer na manhã desta terça-feira (29) no Parque do Caiara (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2017, a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, será palco das etapas regional e estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, evento que vai reunir 1.100 estudantes das redes federal, estadual, municipais e privadas de 37 cidades pernambucanas. Ao final, serão escolhidas duas equipes para disputar o campeonato nacional, que acontece de 7 a 9 de novembro de 2017, em Curitiba. A rede municipal do Recife terá a maior representatividade do evento, com praticamente ¼ das equipes e estudantes das escolas de ensino fundamental do sexto ao nono ano.

No total, o evento vai reunir 309 equipes dos níveis 1 (destinado a jovens de 11 a 14 anos) e nível 2 (idades entre 14 e 19 anos), que irão disputar a modalidade Rescue Simulation, ou Simulação de Resgate, na qual os times constroem um robô que deve simular uma ação de resgate em área de catastrofe, seguindo um percurso pré-estabelecido onde deverá superar desafios até encontrar vítimas e as resgatar para uma área de segurança realizando assim o resgate.

A rede municipal do Recife vai disputar o tricampeonato na etapa estadual com a participação de 75 times e 266 estudantes e pretende repetir os resultados das regionais de 2015 e 2016, quando conquistou o primeiro lugar que garantiu às equipes participação nas finais nacionais, das quais também saíram vitoriosos.

Ao longo do evento, promovido pela equipe de robótica Maracatronics, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma equipe de 90 juízes irá se dividir nas 27 pistas armadas para as disputas, que acontecem sempre a partir das 8h e onde cada equipe deverá cumprir o circuito em 3 rounds de cinco minutos cada.

No total, equipes de 11 cidades disputarão o nível 1 e times de 35 municípios disputarão o nível 2. A principal diferença entre eles está na área de resgate e no nível de dificuldade das pistas. Para o nível 1, a área de resgate fica em um local pré estabelecido. Para o nível 2, o juiz só posiciona a área de resgate depois que o robô começa a se movimentar na arena. Na quinta e sexta-feira (1 e 2 de setembro vindouro) serão selecionadas equipes de acordo suas habilidades e critérios geográficos para disputar a final da estadual, que acontece no domingo(etapa estadual que definirá as equipes que representarão o estado na etapa Nacional. (vide serviço)

Ao final da disputa, serão selecionadas as três melhores equipes de cada classificação etária, mas apenas os primeiros lugares dos níveis 1 e 2 garantem vaga para a final da Olimpíada Brasileira de Robótica, título nacional que é conquistado por equipes da rede municipal de Educação do Recife desde 2015.

Recife é referência mundial - Graças aos resultados obtidos nas duas últimas Olimpíadas Brasileiras de Robótica, Pernambuco entrou no mapa internacional das grandes disputas do nicho, pois a rede municipal do Recife ficou entre os dez melhores times do campeonato mundial na Robocup 2016, disputada na Alemanha em 2016 e em 2017, no Japão, disputa na qual figou como melhor time das Américas.

A Olimpíada Brasileira de Robótica - A missão da OBR - Modalidade Prática caracteriza-se por simular um ambiente real de desastre onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs. Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completa- mente autônomo desenvolvido pela equipe de estudantes recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.
O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares (redutores de velocidade); transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (gaps na linha); desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampas) para conseguir salvar a(s) vítima(s) (bolas de isopor revestidas de papel alumínio), transportando-a(s) para uma região segura (área de resgate) onde os humanos já poderão assumir os cuidados.

Serviço

Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa Regional

Quem – 1.100 estudantes de 309 equipes das redes federal, estadual, municipais e privadas de Pernambuco. Recife entra na disputa com 75 equipes e 266 atletas.

Datas - 01,02 e 03 de Setembro 2017

Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata

Horário:

Regionais:

Sexta: 8h às 17h

Sábado: 8h às 19h

Estadual:

Domingo: 8h às 18h