Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 29.08.17 - 12h07

Caravana do Esporte e das Artes promove inclusão para crianças e adolescentes no Recife

img_alt

Prefeito Geraldo Julio participou do início das atividades de esporte, cultura e lazer na manhã desta terça-feira (29) no Parque do Caiara (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Parque do Caiara, na Iputinga, ficou lotado de crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino, para a Caravana do Esporte e das Artes. Com uma programação especialmente criada para os estudantes, o evento vai garantir muitas atividades esportivas e interativas para crianças e adolescentes, até 31 de agosto. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado por diversos secretários, participou junto com os alunos na manhã desta terça-feira (29). O evento também reuniu atletas brasileiros consagrados que servem de inspiração para as crianças e da porta-voz da Unicef para crianças com deficiência, a paratleta norte-americana Lucy Meyer. Algumas das atividades são abertas ao público em geral, tudo gratuito

Chamadas de Arena Caravana e Caravana das Artes, o espaço montado dentro do Caiara contemplará metodologias educacionais voltadas para o esporte e a arte. “Estamos recebendo, mais uma vez, a Caravana do Esporte e das Artes promovida pelo Unicef e outros parceiros. Eles estão fazendo uma ação bonita na nossa cidade. Muitas crianças, por dia, envolvidas em diversas atividades esportivas e culturais. É uma atividade de inclusão social e estamos recebendo com muita alegria”, disse o prefeito Geraldo Julio.

“Essa ação é bem parecida com o que a gente já executa nos Compaz do Alto Santa Terezinha e do Cordeiro todos os dias. Usar as atividades de esportes e de lazer como ferramentas de inclusão. Aqui, o Unicef reúne milhares de crianças de uma só vez para diversas atividades”, acrescentou Geraldo. Cerca de três mil estudantes do Ensino Fundamental vão participar em rodízio das estações esportivas de tênis, basquete, vôlei, slackline, atletismo, jogos esportivos, taekwondo, futebol e skate na Arena.

Foram montadas oito mini-estações esportivas, três tendas de linguagens artísticas, a tenda do Cinema Disney Caravana e a Tenda Ação Saudável, com oficinas de hortas e medição de indicadores de saúde. As atividades contemplam as metodologias do esporte e da arte educacionais, numa arena especialmente montada para esses atendimentos. “As crianças são muito curiosas. Elas querem praticar e conhecer novos esportes. Quando as crianças têm acesso aos atletas para conhecerem de perto como é a vida deles e os valores que eles aprendem, faz com que eles vislumbrem a possibilidade de seguirem nessa vida também. Um evento como esse tem o propósito de ligar o esporte à educação, à cultura, mas também de formar possíveis atletas”, destacou a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

Servindo de inspiração para os participantes do evento, a Caravana do Esporte e das Artes conta com a participação de atletas brasileiros consagrados como a própria Yane Marques, medalhista olímpica do pentatlo moderno; das medalhistas olímpicas Ana Moser, do vôlei, Alessandra Oliveira, do basquete; e de Caio Bonfim, medalha de bronze da marcha atlética no Mundial de Atletismo deste ano. “É uma grande oportunidade para a gente passar essa mensagem de que o esporte é uma ferramenta de transformação. É importante que atletas olímpicos troquem suas experiências com as crianças, para elas verem que é possível. Que ela é capaz”, revelou Alessandra.

Alguns serviços que estão sendo oferecidos no parque são abertos ao público em geral, que são as tendas de saúde e alimentação; o sarau Show da Caravana, gratuito e momento de encontro com a comunidade, na maior tenda dos projetos, com participação de atletas e artistas convidados, nesta terça-feira (29); o Cinema Disney, nas noites de quarta (30) e quinta (31); a Mostra Saberes da Terra, com a arte e a cultura regionais, e a roda de conversa "Todas por Elas" com Ana David, diretora jurídica da ESPN Brasil, sobre como fortalecer a participação feminina em modelos de negócios e em arranjos produtivos locais, na quarta (30).

Quem também acompanhou todas as atividades foi a paratleta dos Estados Unidos, Lucy Meyer. Ela é porta-voz da Unicef para os esportes e promove a inclusão das crianças no esporte. “Estou feliz e empolgada em participar de um evento como este aqui em Recife. O esporte é muito importante na minha vida e quero dar esse recado para as crianças do Recife. Neste tempo que eu estive aqui, pude fazer muitos amigos e trocar experiências com todos. Participei de várias atividades e foi incrível”, contou Lucy.

A Caravana do Esportes e das Artes garante também capacitação e formação para profissionais que atuam na Educação. Cerca de 200 professores e coordenadores das redes municipal e estadual de ensino, além de professores e monitores de núcleos de esportes, participam de cursos de formação em esporte e em arte educacionais, oferecidos gratuitamente pelos projetos, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Essas atividades acontecem simultaneamente no Parque de Exposição do Cordeiro e no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de responsabilidade social do canal de esportes ESPN, da DISNEY e do UNICEF, em parceria com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação, com 12 anos de atuação. No Recife, elas contam com patrocínio da Mondelēz Brasil e desenvolvem atividades gratuitas de capacitação de educadores e de atendimento direto de crianças e adolescentes, sem custos para os municípios ou para os participantes.