Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.08.17 - 18h41

Professores da rede municipal do Recife participam da Caravana de Esporte e das Artes

img_alt

Até a próxima quinta-feira (31), profissionais da rede de ensino municipal e estadual participam de formação em esporte e artes educacionais. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Professores, técnicos pedagógicos e coordenadores da rede municipal de ensino do Recife participaram, nesta terça-feira (29), de uma formação em esportes e artes educacionais, que faz parte da programação da Caravana do Esporte e das Artes, projeto social que vai atender também cerca de 3 mil estudantes de escolas públicas, no Parque do Caiara. Os cursos são oferecidos gratuitamente, com turmas pela manhã e à tarde, até a próxima quinta-feira (31), no Parque de Exposições de Animais, no Cordeiro.
 
Na turma do curso "Viva com a Arte", o professor Ossimar Franco trabalhou a musicalidade. "A aula de artes deve ser mais que um momento de descontração entre uma aula de matemática e geografia. O objetivo desta dinâmica com os profissionais de educação é provocar a discussão sobre como dialogar com as peculiaridades de cada estudante", contou. Quem gostou da dinâmica do professor de música foi a técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Recife Camila Medeiros. "Acredito que essa experiência vai contribuir para a preparação dos projetos pedagógicos da rede municipal que envolvem o protagonismo do aluno", disse.
 
Já na turma da oficina "Esporte Educacional", os professores João Batista Freire e Alexandre Dezen realizaram dinâmicas que buscaram desmistificar os princípios do planejamento de uma aula de esporte educacional, ressaltando que a aula de educação física não tem o objetivo de descobrir um novo atleta de alto rendimento. Segundo a técnica pedagógica Andréa Saldanha, a experiência da oficina é essencial para compreender as metodologias que envolvem o processo de aprendizagem dos estudantes. "Meu papel vai ser repassar essa vivência aos professores que não puderam comparecer. Porém, mais que isso, aqui vou poder ter consciência das habilidades importantes para os alunos, como criatividade, foco, atenção e consciência de coletividade". afirmou.
 
A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de responsabilidade social do canal de esportes ESPN, da DISNEY e do UNICEF, em parceria com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação, com 12 anos de atuação. No Recife, elas contam com patrocínio da Mondelēz Brasil e desenvolvem atividades gratuitas de capacitação de educadores e de atendimento direto de crianças e adolescentes, sem custos para os municípios ou para os participantes.