NOTÍCIAS

Cultura | 29.09.11 - 14h34

Prefeito apresenta balanço da Operação Inverno 2011

Na ocasião, o gestor encerrou o Estado de Alerta e mostrou as ações para 2012
 
O prefeito do Recife, João da Costa, apresentou, na manhã desta quinta-feira (29), o balanço da Operação Inverno 2011, ato em que marcou o fim do Estado de Alerta na Cidade. Ainda durante o ato, realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, apresentou as ações de planejamento e preparação da capital pernambucana para o inverno de 2012.

Lançada pelo prefeito no dia 29 de março deste ano, e capitaneada pela Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), a Operação Inverno 2011 mobilizou cerca de mil pessoas da gestão municipal, além de parceiros externos, como o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e a Cruz Vermelha. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em 2009 choveu 2368 mm; no ano passado, 1721 mm; e, neste ano, 3009 mm. Apenas em abril de 2011, foi registrado um total de 647,4 mm de precipitação.
 
Por causa dos altos índices de chuva, no dia 22 de abril, o prefeito do João da Costa decretou Estado de Alerta na cidade, medida tomada em reunião de emergência entre o gestor e a equipe, quando também foi criado o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta, que tinha como objetivo acompanhar periodicamente as medidas adotadas para combater os efeitos das chuvas, bem como definir novas ações para as áreas mais afetadas.  “Enfrentamos um dos invernos mais rigorosos dos últimos 50 anos da cidade e, mesmo assim, podemos comemorar, afinal, apesar dos mais de mil deslizamentos, das mais de 400 pessoas desabrigadas, tivemos um  resultado excelente. E ele se dá por causa do trabalho preventivo, da garra, da dedicação de toda a equipe, dos parceiros e da população”, disse o prefeito João da Costa.

Já a secretária de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria José De Biase, destacou a parceria entre os integrantes das equipes para o sucesso do trabalho. “Estamos fechando um ciclo importante para o Recife e para a gestão, pois vivenciamos um período atípico, observado por qualquer pessoa, mesmo sem ser meteorologista, que nos lançou um desafio e enfrentamos da melhor forma possível. O resultado positivo pode ser confirmado pelos próprios dados”.
 
Durante o período de trabalho, foram realizadas 2.635 comunicações de risco (ação educativa porta a porta), 10.149 vistorias em morro, planície, prédios e casarões. Ao todo 1.329 famílias foram removidas de áreas de risco, o que significa um total de 5.216 pessoas. Foram colocadas 1.147.979 m² de lonas e 75 imóveis de risco foram demolidos. Ao todo 354 famílias foram beneficiadas com Auxílio Moradia. Foram entregues também 676 cestas básicas e 407 colchões. “De fato, enfrentamos uma quantidade de chuvas que nem a meteorologia previu, mas, graças à preparação antecipada, à garantia de equipe e à infraestrutura de qualidade, pudemos realizar um trabalho eficaz”, observou a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira.

Na ocasião, João da Costa garantiu que o trabalho permanecerá o mesmo. “Acabamos o Estado de Alerta de 2011, mas, já assumimos compromisso e estamos trabalhando para o inverno do próximo ano. Dentre as ações, estamos fazendo o plano de revitalização de 16 canais e prevemos a construção de outros três até 2012. Com eles, Recife vai contar com 20 canais sendo construídos ou revitalizados. Começamos os trabalhos de drenagem em importantes vias da cidade e que têm histórico de alagamentos em sete bairros, como Imbiribeira, Caxangá, Domingos Ferreira e Boa Vista. Já iniciamos os trabalhos de mais de 100 obras em áreas do morro e, até o final de 2012, vamos entregar mais de 5 mil unidades habitacionais para a população que mora em áreas alagadas e de mangue”, falou o gestor.
 
A solenidade foi prestigiada pelo chefe de Gabinete do Prefeito, Félix Valente, pelo secretariado municipal, diretores e presidentes de órgãos e empresas municipais, além de representantes de parceiros da Operação Inverno 2011. Estiveram, ainda, os vereadores Almir Fernando e Gilvan Cavalcanti; o representante da Cruz Vermelha, Alisson Calixto; o 1º Tenente do Exército, Mendes; servidores e colaboradores que atuaram nas atividades e delegados e delegadas do Orçamento Participativo.

Saiba mais sobre a Operação Inverno 2011 aqui.