Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 29.09.17 - 16h04

PCR leva roda de conversa à Colônia Penal Feminina do Recife

Mulheres falaram sobre uso de drogas, sobre as dificuldades que enfrentaram e sobre os planos que têm para o futuro.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, promoveu, nessa quinta-feira (28), mais uma roda de conversa sobre perspectiva de vida para reeducandas da Colônia Penal Feminina do Recife. O tema foi escolhido pelas próprias detentas, que também já escolheram o assunto que será discutido nos próximos encontros: suicídio e relações respeitosas.

A ação foi promovida pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) e faz parte do Programa Acolhe Vida, que integra o Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas. As equipes do programa oferecem a usuários de drogas e seus familiares escuta qualificada e encaminhamentos para as redes de saúde, assistência social e complementar. Quinzenalmente, os profissionais da Sepod visitam a Colônia Penal Feminina, além de visitarem cenas de uso de drogas sistematicamente.

A conversa dessa quinta começou com o questionamento sobre as expectativas de vida das internas. Elas falaram sobre seus sonhos e refletiram sobre os caminhos que as levaram até a prisão, como Adriana José, de 38 anos, que se envolveu com drogas ao receber a notícia de que era portadora de HIV. "Criei meus quatro filhos sozinha e conheci uma pessoa que me passou essa doença. Eu me entreguei, comecei a usar crack e perdi o contato com minha família, mas hoje quero reencontrá-la. Eu sei fazer artesanato e também sou cozinheira. Quando sair daqui, vou trabalhar; não volto mais para as drogas", garantiu Adriana.

Karla Caldas, psicóloga da Sepod e mediadora do diálogo, considera importante ouvir as reeducandas. "Esse encontro de acolhimento dá oportunidade de elas trazerem seus sentimentos e suas vivências, além de podermos ajudá-las a lidar melhor com suas angústias e a refletirem sobre as possibilidades de mudança de vida", explicou a psicóloga.

Edilene Ferreira, assistente social da Colônia Penal Feminina, também avalia positivamente esses espaços de diálogo. "Quando chega uma pessoa de fora, elas ficam mais à vontade para falar o que pensam e o que sentem. Isso dá empoderamento a elas”, disse Edilene.


SERVIÇO 
– Quem tiver interesse em ser atendido pelo Programa Acolhe Vida Recife pode ligar para o telefone 3355.8210 ou procurar a equipe no 6º andar da Prefeitura do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.