Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.09.17 - 16h13

PCR promove atividades em unidades de saúde para comemorar Outubro Rosa

O Hospital da Mulher ofertará exames por demanda espontânea. Mamógrafo móvel circulará pelos oito distritos sanitários da cidade ao longo do mês.

A partir desta segunda-feira (2), as mulheres recifenses poderão participar de atividades que serão realizadas nas unidades de saúde da Prefeitura do Recife e outros locais, como escolas e na Colônia Penal Feminina do Recife, para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, além de diversas ações que vão tratar da saúde da mulher - prevenção de câncer de colo de útero, rodas de diálogo sobre violência contra a mulher, planejamento familiar. As ações do Outubro Rosa acontecerão em toda a cidade, por meio da Secretaria de Saúde do Recife, e incluem palestras educativas, mutirões de consultas e exames. O caminhão equipado com mamógrafo passará por bairros dos oito distritos sanitários ofertando 3.480 vagas. A programação completa das ações bem como o calendário do mamógrafo móvel estão disponíveis no Portal da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

No Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, acontecerão atividades de bem estar e palestras de conscientização. As usuárias da unidade terão direito a serviços como cuidados com o cabelo (corte e escova), limpeza de pele, atividades físicas, palestras sobre saúde bucal, nutrição, cuidado com as mamas, depressão e câncer de mama. Além disso, até o dia 6, mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão fazer exames de mamografia por demanda espontânea, sem necessidade de marcação prévia. Serão disponibilizadas 40 vagas por dia (20 pela manhã e 20 à tarde). No hospital há equipamentos para mulheres com deficiência.

Para realizar a mamografia, tanto no HMR como no mamógrafo móvel, é preciso que a mulher tenha entre 50 e 69 anos, seja moradora do Recife e apresente documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. No caminhão, são ofertadas 80 fichas diárias.

Balanço – Em 2016, ao longo do Outubro Rosa, foram realizados 5.141 exames de mamografia em toda a rede. De janeiro até agosto, deste ano, 10.439 mulheres fizeram a mamografia de rastreio no caminhão.

Dados – O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. (INCA, 2015). Há consenso científico atual sobre a influência de fatores comportamentais no desenvolvimento de diversas doenças, inclusive o câncer de mama. Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas podem contribuir para a redução do risco de desenvolver câncer de mama.

 

Confira aqui as ações do Outubro Rosa.

Calendário do Mamógrafo para o mês de outubro.