Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 29.09.21 - 12h38

Prefeitura do Recife participa da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com oficinas, visitas monitoradas e palestras virtuais

img_alt

Programação será híbrida e acontecerá no Jardim Botânico do Recife ao longo de outubro com o objetivo de estimular o público a debater sobre ciência.

 

O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Prefeitura, vai participar da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com uma programação de forma híbrida, de 2 a 31 de outubro. As atividades começam já no sábado, 2 de outubro, com a oficina de produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica com potencial ornamental e no domingo (3) com a oficina de fitoterápicos que vai  ensinar a manipulação de plantas medicinais e como  utilizá-las de forma segura e eficaz. Ambas são gratuitas e poderão participar até 15 pessoas, com as inscrições sendo feitas na portaria do JBR.

 Para este ano, a programação recebeu o título de “Jardim Botânico do Recife e sua transversalidade aplicada à ciência: da teoria para a prática socioambiental”. A ideia é demonstrar como o local decodifica a teoria ambiental em aspectos práticos e cotidianos, explorando questões atuais e relevantes para a educação, pesquisa e conservação da biodiversidade. Já o tema nacional é  "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. O objetivo da Semana é fomentar atividades de popularização da ciência com o intuito de mobilizar a sociedade, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovações, valorizando a criatividade e a atitude científica.

Nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro, às 10h, acontecerão as visitas monitoradas ao Jardim Botânico do Recife. Os visitantes serão acompanhados por um monitor que os levará a observar, refletir e experimentar um mundo novo em contado com a natureza. A atividade é para grupo de até 15 participantes, as inscrições são feitas na portaria do JBR.

A programação continua virtualmente com exposições e vídeos divulgados através do instagram @jardimbotanicorecife entre os dias 04 e 15 de outubro.  Já no dia 20, acontecerão duas palestras, às 20h. A primeira será: Jardim Botânico do Recife e sua contribuição em temas transversais: conservação, saúde e empregabilidade, responsável: MsC Uilian Barbosa. Em seguida, Crises da Biodiversidade, climática e econômica: como não proteger a biodiversidade afeta nossos empregos e preços nos supermercados, com o palestrante Dr. Jefferson Rodrigues Maciel. As inscrições são gratuitas através do link: https://forms.gle/m4u2zAmdGj83dr6C9

Além de atividades realizadas na capital pernambucana,  as oficinas coordenadas pelos analistas do Jardim Botânico do Recife, irão contemplar os municípios de São Lourenço da Mata-PE (Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas) e Vitória de Santo Antão (Instituto Federal de Pernambuco - IFPE). As comunidades locais onde estão estas instituições serão inseridas na temática da SNCT com intuito de criar um cenário futuro que vise à disseminação da ciência teórica e sua aplicabilidade na resolução de problemáticas ambientais atuais.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 

A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivos promover a difusão e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população, além de dar visibilidade à produção de conhecimento local. A SNCT busca aproximar a ciência e a tecnologia da população. A ideia é criar uma linguagem acessível, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos. A semana é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país.

 

PROGRAMAÇÃO DA 18ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

OFICINAS

- Produção de Mudas (presencial) 02/10 (Sábado), às 10h

- Fitoterápicos (presencial) 03/10 (Domingo), às 10h

Inscrição na portaria  - 15 participantes para cada oficina 

VISITA MONITORADA AO JBR

Dias: 23, 24, 30 e 31 de outubro, às 10h 

Inscrição na portaria - - Para grupos de 15 participantes 

EXPOSIÇÃO

- 04 a 15/10 Exposições de temas transversais às atividades do Jardim Botânico do Recife nas redes sociais do local: @jardimbotanicorecife 

CICLO DE PALESTRAS

Dia  20/10, às 20h

Tema 1: Jardim Botânico do Recife e sua contribuição em temas transversais: conservação, saúde e empregabilidade

Tema 2: Crises da Biodiversidade, climática e econômica: como não proteger a biodiversidade afeta nossos empregos e preços nos supermercados

INSCRIÇÕES ONLINE: https://forms.gle/m4u2zAmdGj83dr6C9