NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 29.10.15 - 18h36

Prefeitura do Recife implanta coleta seletiva no Mercado de Água Fria

A ação pretende sensibilizar e estimular o hábito da reciclagem nos frequentadores do mercado. No local, também foi implantado um ponto para recebimento de óleo de cozinha.

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está desenvolvendo um projeto de educação ambiental para implantação da coleta seletiva no Mercado de Água Fria, Zona Norte do Recife. As ações visam incentivar os comerciantes, frequentadores e moradores do entorno a colaborarem com a manutenção da limpeza do espaço público, praticando a coleta. No mercado foram instalados contenedores devidamente identificados para receber lixo comum e outros específicos para receber materiais recicláveis. A partir de agora, o local também passa a contar com um ponto para recebimento de óleo de cozinha.

Assim como a coleta seletiva, o local passou a contar com um ponto para recolhimento de óleo de cozinha, viabilizado através de parceria com a empresa ASA. Quando descartado incorretamente na pia, no chão ou em redes de esgoto, o óleo pode causar diversos impactos negativos ao meio ambiente. O Mercado de Água Fria possui, agora, um recipiente com capacidade para 50 litros, onde comerciantes e moradores do entorno podem depositar o produto, que será recolhido pela empresa. Todo o material coletado será transformado em sabão e revertido em recursos doados afundações sociais do Estado.

O projeto no Mercado de Água Fria teve início no dia 22/10, quando equipes da Assessoria Sócio Ambiental da Emlurb fizeram vistorias no mercado e identificaram os principais problemas existentes referentes ao descarte de lixo. No dia 23, o projeto da ação educativa foi apresentado à comunidade. Entre os dias 26 e 28/10, as equipes do órgão estiveram no mercado distribuindo material informativo contendo orientações sobre como separar o lixo corretamente, explicando os materiais que podem ou não ser reciclados, além dos benefícios trazidos pela separação e destinação correta do lixo. No dia 06 de novembro, atores da Companhia de Teatro Rosa dos Ventos, da Emlurb, estarão no Mercado de Água Fria interagindo de forma lúdica e descontraída com os freqüentadores e lojistas, dando dicas sobre, separação correta do lixo e reciclagem.

COLETA SELETIVA - Atualmente, o serviço atende 53 bairros. Além disso, existem pela cidade 72 PEVs (pontos de entrega voluntária). Todo o material recolhido é destinado para cinco núcleos de triagem apoiados pela Prefeitura. Até setembro deste ano, foram recolhidas aproximadamente 2,8 mil toneladas, o que representa uma média mensal de 240 toneladas. Os números da coleta seletiva no Recife evoluíram de 935 toneladas em 2009 para 2.849 toneladas de materiais recicláveis recolhidos em 2014.

CONTROLE URBANO - O Bairro de Água Fria tem recebido diversas ações da Prefeitura do Recife com o objetivo de melhorar a vida dos moradores. O novo Pátio de Feira, que está sendo finalizado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), está localizado na Avenida Beberibe, e vai abrigar 155 bancas de dois metros quadrados e 36 boxes de quase quatro metros quadrados. A área total do terreno é de 1.717 metros quadrados. Haverá área para estacionamento. O espaço, que vai dispor de sistema elétrico e hidráulico, ventilação e banheiros, está recebendo um investimento de R$ 1,1 milhão e vai permitir a realocação dos comerciantes informais que ficam, hoje, nas ruas do entorno do equipamento. A obra será entregue até o final de 2015.