NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 29.10.15 - 19h49

Prefeitura do Recife inaugura nova EcoEstação no Arruda

img_alt

Sete equipamentos em funcionamento contribuíram para evitar o descarte irregular de 14 mil toneladas de lixo. (Foto: Antonio Tenório/PCR)

 

Para ampliar a consciência ambiental sobre o descarte irregular de lixo, fornecendo à população mecanismos que possibilitem a destinação correta de diversos tipos de materiais, a Prefeitura do Recife inaugurou, nesta quinta-feira (29/10), uma nova EcoEstação na cidade, desta vez, na Rua Professor José dos Anjos, no Arruda. De responsabilidade da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o equipamento é o oitavo implantado pela gestão e deve contribuir para a extinção de aproximadamente 40 pontos críticos de acúmulo de lixo mapeados no entorno.

As EcoEstações, regulamentadas pelo Decreto nº 27.399 de 27 de setembro de 2013 e pelo artigo 8º da Lei Municipal nº 17.072/2005, funcionam como um ponto voluntário para o recebimento de entulhos, móveis usados, recicláveis e restos de poda, entre outros. As sete unidades já instaladas em Campo Grande, Ibura, Imbiribeira, Torre, Cohab, Totó e Torrões evitaram que 14 mil toneladas de resíduos fossem descartados de forma incorreta. Para ter uma ideia, esse valor representa o lixo de 2.284 caminhões caçamba com capacidade para até dez metros cúbicos que poderiam estar espalhados nas vias públicas ou nos canais e rios da cidade. O resultado da iniciativa é uma economia de R$ 570 mil no recolhimento desse tipo de material.

A unidade do Arruda compreende uma área de 715 metros quadrados e possui quatro caçambas, uma caixa compactadora e um ponto de entrega voluntária de resíduo reciclável para que as pessoas possam descartar até um metro cúbico de material por dia, o que equivale a 10 sacos de 100 litros. O local está aberto de segunda a sábado, das 8h às 16h, exceto aos feriados. A única restrição é o recebimento de resíduos da saúde, lixo industrial e eletroeletrônico, que não são aceitos.

Novo portal do Projeto EcoRecife

As EcoEstações estão inseridas na iniciativa do EcoRecife e, para otimizar ainda mais este trabalho, a Prefeitura do Recife, por meio da Emlurb, está lançando um novo portal do projeto (www.ecorecife.org). Mais interativa, a página reúne informações relacionadas à limpeza urbana do município, com o intuito de facilitar o acesso da população aos diversos serviços realizados pela gestão.

A partir do endereço ou do CEP, por exemplo, é possível ter acesso ao calendário de coleta domiciliar e seletiva. Outra novidade com relação ao anterior, é que agora o site conta com um mapa, que disponibiliza a localização dos equipamentos oferecidos pelo município para o descarte correto de diversos tipos de materiais. Nesta seção, o cidadão pode checar onde ficam os ecopontos de lixo reciclável e cada uma das oito EcoEstações existentes.

Dentre as inovações propostas pelo município, está ainda a inserção de um QR Code personalizado nos equipamentos de limpeza urbana da Prefeitura, permitindo que o usuário tenha rápido acesso ao site. A princípio, a tecnologia está disponível apenas na EcoEstação do Arruda. Em de janeiro de 2016, ela deverá ser ampliada para outros pontos de coleta.

Segundo o presidente da Emlurb, Antonio Barbosa, a intenção do portal é estreitar mais ainda a relação da população com o trabalho sustentável no município.  “O portal tem a finalidade de comunicar à sociedade recifense os serviços que estão disponíveis na cidade, trazendo o cidadão para mais perto dos órgãos. Com isso, esperamos sensibilizar as pessoas para que haja uma redução considerável do descarte irregular”, pontua.

O PROJETO ECORECIFE– Lançado em 2013 pela Prefeitura do Recife, o Projeto EcoRecife surge de uma preocupação geral com o meio ambiente e as práticas sustentáveis para evitar danos à natureza e, consequentemente, à população. A ação busca redirecionar melhor o descarte do lixo, melhorando a coleta dos resíduos na cidade.  O projeto contempla, além das políticas públicas, equipamentos de limpeza urbana, bem como ações de educação ambiental, com a ideia de reforçar a conscientização e aperfeiçoamento da coleta domiciliar e incentivar o descarte correto do lixo reciclado. E para dar suporte às ações, a Prefeitura lançou também o projeto das Ecoestações, que passa a ser um equipamento auxiliar de recebimento dos resíduos.  A campanha busca ainda se alinhar ao modelo que já é praticado nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e cidades mundiais, como Lisboa e Barcelona.