Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.10.18 - 14h35

PCR oferece testes gratuitos de sífilis na estação Recife do metrô

São oferecidas 100 vagas para o exame, cujo resultado fica pronto em 30 minutos

 

Profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife estarão, nesta terça-feira (30), das 8h às 12h, na estação Recife do metrô oferecendo testagem rápida para sífilis. O teste é simples, sem necessidade de estrutura laboratorial, com resultado em 30 minutos. Serão disponibilizadas 100 vagas para o exame. A ação acontece em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado neste mês.

A data foi instituída pela Lei 13.430/2017, com o objetivo de enfatizar a importância do diagnóstico e tratamento adequados da sífilis como Infecção Sexualmente Transmissível (IST), especialmente na gestante durante o pré-natal; o incentivo à participação de profissionais e gestores de saúde em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos.

No Recife, várias estratégias estão sendo executadas para o enfrentamento à doença, como a descentralização dos testes rápidos, disponíveis em 102 unidades de saúde do município. A testagem também é oferecida nas quatro maternidades (Maternidade Arnaldo Marques, Ibura; Bandeira Filho, Afogados, Barros Lima, Casa Amarela; Hospital da Mulher, Curado) da Secretaria Municipal de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Gouveia de Barros, no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista.

Além disso, a rede municipal disponibiliza mensalmente um cronograma com as unidades de saúde que funcionarão em horário estendido (terceiro turno) para receber pacientes que não podem comparecer às consultas no horário convencional. Algumas unidades já têm o serviço implantado de forma definitivo. Entre os procedimentos nessas consultas, está a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites, por exemplo. Durante o Pré-Natal do Homem, o usuário também é submetido aos testes básicos.

Dados – Mundialmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a Sífilis afete aproximadamente mais de um milhão de gestantes, com risco de mais de 300.000 mortes fetais e neonatais e mortes prematuras de mais de 200.000 crianças. No Brasil, o Ministério da Saúde reporta em seu último boletim (2017) 87.593 casos de Sífilis adquirida, 37.463 de Sífilis na gestação e 20.474 de Sífilis congênita com 185 óbitos. No Recife, até o final de setembro, foram registrados 6.238 casos de Sífilis adquirida, 2.107 de Sífilis na gestação e 4.480 de Sífilis congênita.

Aqui tem Camisinha – A rede municipal também disponibiliza o aplicativo interativo ‘Aqui tem Camisinha – Recife Aqui Tem Prevenção’, pelo qual o cidadão recifense poderá localizar a unidade mais próxima para pegar preservativos, além de saber qual a unidade mais próxima para realizar o teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O usuário ainda poderá obter informações sobre quais são as infecções, sintomas e onde buscar tratamento quando o teste der positivo. Tudo poderá ser acessado pelo Aplicativo.