NOTÍCIAS

Habitação | 29.11.15 - 12h05

Prefeito entrega conjunto residencial no Porto da Madeira

img_alt

Na manhã deste sábado (28), o gestor municipal esteve no local para entregar as chaves das novas casas a 27 famílias que moravam nas margens do rio Beberibe. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Vinte sete famílias comemoraram na manhã deste sábado (28) o resultado de uma espera de muitos anos. O prefeito Geraldo Julio esteve no bairro Porto da Madeira para realizar a entrega do Conjunto Residencial Beberibe 1, que vai beneficiar cerca de 100 pessoas que antes moravam nas margens do Rio Beberibe. A obra, que faz parte do Projeto de Saneamento Integrado do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe, teve um orçamento de R$ 2,3 milhões de reais, e proporcionou a mudança na qualidade de vida dessas famílias, que agora terão uma residência com estrutura de saneamento, luz, revestimento em gesso, forro e pintura.

"Enfrentamos os desafios de frente, e continuamos firmes, inaugurando vida na vida das pessoas, construindo condições cada vez melhor para elas e acreditando que podemos fazer um Recife cada vez mais justo."

"Sabemos que a questão habitacional, no Brasil inteiro, é um grande problema e eu estou tendo a oportunidade de realizar esta entrega aqui hoje para 27 famílias que eu sei que terão suas vidas transformadas. O país está passando por uma crise econômica muito dura, e os municípios estão enfrentando muitas dificuldades, mas o ato de hoje mostra o quanto enfrentamos os desafios de frente, e continuamos firmes, inaugurando vida na vida das pessoas, construindo condições cada vez melhor para elas e acreditando que podemos fazer um Recife cada vez mais justo", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O Conjunto Residencial Beberibe I conta com nove blocos e cada residência é do tipo duplex, com cerca de 50m². As moradias estão completamente revestidas, pintadas e com cerâmicas. Segundo Ana Paula Nascimento, uma das que comemorou o recebimento da chave nesta manhã, a satisfação em ter finalmente um lugar para morar é imensa. "Isto aqui sim é uma casa. Agora tenho CEP, endereço, saí da lama e estou num ambiente limpo, novo, bonito, organizado, com luz, água, saneamento. Agora, eu e meus dois filhos temos um aconchego para voltar no final do dia. Não vejo a hora de começar a montar minha casa e aproveitar o nosso canto. A felicidade é muito grande e não há como descrever", falou a vendedora.

Já para Josefa Buarque, o dia foi só de emoções:"Passei a manhã com as lágrimas nos olhos e ao receber a chave da minha nova casa não contive o choro, porque só quem estava nas condições que vivíamos entende o que é sair dali para um lugar como este. Eu não estou nem acreditando que este dia chegou. E fico ainda mais feliz por ver que estamos recebendo não só um lugar para morar, mas um lugar digno, de qualidade. Estamos muito contentes", afirmou a aposentada, que vai morar no local com mais dois filhos e um neto.

De acordo com o Secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, esta é a quinta unidade de conjunto habitacional entregue pela Prefeitura do Recife nesta gestão:"Já entregamos três conjuntos, pela Secretaria de Saneamento, que somam 488 unidades. Já a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos entregou o primeiro bloco do Conjunto do Pilar, com 36 apartamentos. No total 524 moradias foram entregues, que transformaram a vida de várias pessoas, além desta unidade aqui, a quinta entregue pela gestão, que faz nossas entregas chegarem a um número de 551 residências novas para a população.Vamos continuar trabalhando firme para a conclusão de outras obras, que vão beneficiar ainda mais pessoas".

Até o final deste ano serão entregues, pela Secretaria de Saneamento, mais dois conjuntos, o R17, com 35 unidades tipo duplex, também no Porto da Madeira, e o R4, com oito casas, em Dois Unidos. Já no primeiro semestre de 2016, a prefeitura irá entregar mais nove conjuntos habitacionais que somam 938 moradias para a população do Recife.