Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 29.11.18 - 20h28

Recife é a primeira cidade a aderir ao Transforma Brasil

img_alt

O Transforma Recife, plataforma de voluntariado da capital pernambucana e pioneira no Brasil, foi a inspiradora e será a primeira a colaborar com o movimento nacional de engajamento cívico para voluntariado (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na mesma semana em que foi lançado o aplicativo do Transforma Recife para dispositivos móveis, o prefeito Geraldo Julio, a primeira-dama Cristina Mello e representantes da plataforma de voluntariado da Prefeitura do Recife se reuniram com integrantes do Transforma Brasil. O gestor municipal firmou, na tarde desta sexta-feira (9), a parceria para iniciar o compartilhamento de informações sobre a experiência exitosa da capital pernambucana com o sistema nacional. Inspirado na plataforma Transforma Recife, que tornou a cidade reconhecida como a capital nacional do voluntariado, o Transforma Brasil,  lançada em São Paulo, também tem como objetivo cruzar os dados de quem precisa de ajuda com quem quer ajudar.

“Essa é uma parceria que faz crescer o Transforma Recife. É muito importante porque o Brasil seguiu esse modelo de integração entre voluntários e ONG's, que é o modelo do nosso Transforma Recife, com uma plataforma online que faz essa integração, e que agora o Transforma Brasil vai fazer com o Brasil inteiro. Agora o voluntário recifense ao abrir a plataforma vai poder ver as oportunidades do Brasil inteiro, assim como as ONG's recifenses vão poder oferecer projetos, ações e atividades para voluntários de outras cidades e de todos que estão integrados no Transforma Brasil”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

Assim como é feito no Transforma Recife, a ideia do Transforma Brasil é cruzar os dados de quem precisa de ajuda com quem quer dedicar voluntariamente parte de sua mão de obra, mas não sabe onde. Com sede em São Paulo, a plataforma nacional de voluntariado vai cadastrar as vagas disponíveis nas ONGs de todo o País e ligá-las aos profissionais de diversas áreas que cadastrarem sua disponibilidade para serem voluntários. A expectativa é que o Transforma Brasil receba aporte de fundos internacionais para ampliar o alcance e a quantidade de voluntários. 

O idealizador do Transforma Brasil, Fábio Silva, que também é presidente do Porto Social, falou da importância da integração e da expectativa de alcance da iniciativa nacional. “Muitas cidades queriam saber como faz para levar o modelo que Recife realizou através do Transforma e que se tornou uma referência nacional e internacional. A meta do Transforma Brasil é mobilizar 5 milhões de voluntários e 20 mil ONGs até 2022. Ganha o Recife, ganha o Brasil, e principalmente quem quer ajudar e também quem precisa de ajuda.”, explicou Fábio sobre a plataforma, que neste primeiro momento, será mantida por uma instituição filantrópica italiana.

APLICATIVO - De olho na tendência de uso cada vez maior dos aplicativos para dispositivos móveis, a Prefeitura do Recife lançou o aplicativo do Transforma Recife na última segunda-feira (26), no Porto Social, na Ilha do Leite, dentro da programação do Festival Vox de Inovação Social, promovido pelo Porto Social, com apoio da PCR. O Transforma Recife fez um aplicativo para as ONGs e outro específico para os voluntários, para ampliar o alcance da iniciativa e conectar pessoas e organizações sociais de forma ainda mais prática do que já era feito no site.

Desenvolvidos pela Bemind, mesma empresa de Tecnologia que fez o site do Transforma Recife, os aplicativos vão permitir que as ONGs mobilizem os voluntários mais facilmente, através da comunicação direta entre as organizações e todos os seus voluntários, sem a necessidade de uso de outros aplicativos ou e-mail. Com a ferramenta para dispositivos móveis, as ONGs poderão enviar mensagens diretas individualmente pros seus voluntários, assim como enviar comunicados em lista de transmissão para que todos os seus colaboradores recebam simultaneamente. Quem trabalha nas ONGs também terá mais facilidade para cadastrar novas vagas de voluntariado disponíveis, pelo próprio celular, sem a necessidade do computador. 

Os aplicativos do Transforma Recife podem ser baixados pela Play Store ou Apple Store. O que tem o ícone azul é o dos voluntários, enquanto o das ONGs é amarelo. Ambos são fáceis de usar e leves – 25 Megabytes. A título de comparação, o aplicativo do Instagram tem 90 MB e o do Facebook tem 300 MB.