NOTÍCIAS

Cultura | 29.12.14 - 10h39

Esta segunda é o último dia para reserva de matrícula nas escolas municipais

É a última chance para quem quer estudar na Rede Municipal de Ensino do Recife em 2015

Esta segunda-feira (29) é o último dia para reserva de matrícula nas escolas municipais do Recife. No último dia 22, a Secretaria de Educação do Recife reabriu a reserva de matrículas online para as vagas remanescentes nas turmas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Os alunos devem acessar o endereço www.recife.pe.gov.br/matriculaonline e fazer o cadastro. Após o primeiro período de reserva e confirmação de matrículas, iniciado em novembro, sobraram 8.945 vagas, sendo 6.289 nas turmas de Ensino Fundamental e 2.656 nas de EJA. As vagas para o ano letivo de 2015 só serão garantidas após o processo de confirmação que é feito na escola escolhida.

No site, o estudante ou responsável deve informar a série que pretende cursar. O passo seguinte é escolher a escola entre as opções mostradas pelo sistema, de acordo com o endereço do aluno e a disponibilidade de vagas. Também é possível escolher o bairro de sua preferência. Uma vez concluído o processo, o estudante deve imprimir o comprovante de reserva de matrícula online para a fase de confirmação de matrícula. Quem não puder fazer a impressão na hora deve anotar o número do protocolo para acessar o comprovante em outro momento. Também é possível apresentar essa numeração no ato de confirmação.

Quem não tiver internet em casa pode acessar o computador em uma das 36 escolas municipais de Ensino Fundamental II e nas 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços das escolas estão disponíveis no site das matrículas e também podem ser consultados pelo telefone 0800.200.6565. Quem tiver dúvidas pode ligar das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, durante todo o período de matrículas. Dez funcionários fazem o atendimento, sendo cinco pela manhã e cinco à tarde. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.

Nos dias 30 de dezembro, 2 e 5 de janeiro de 2015, o aluno ou responsável precisará ir à escola em que se cadastrou no período de reservas para confirmar a matrícula. Quem não fizer esse processo perderá a vaga reservada. É necessário apresentar comprovante da reserva de matrícula online, original e cópia da certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, cópia do cartão do SUS, cópia do comprovante de residência, documento de transferência da escola de origem e duas fotos 3x4 recentes.

O primeiro período de reserva de matrículas online foi entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro. Das 22.468 vagas ofertadas, cerca de 14 mil foram reservadas. A previsão é de que a Rede Municipal de Ensino do Recife tenha um total de 91.299 estudantes no ano letivo de 2015, distribuídos em 306 unidades de ensino (21 creches-escolas, 53 creches e 232 escolas). Este ano, foram oferecidas 1.087 vagas a mais do que nas matrículas do ano passado. Dos cerca de 90 mil alunos que atualmente estudam na Rede Municipal de Ensino do Recife, 68.831 tiveram a matrícula renovada automaticamente em outubro.