NOTÍCIAS

| 29.12.16 - 19h11

Abre e fecha dos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

 

O próximo sábado (31) e domingo (1) será de opções para os recifenses que queiram se divertir. Entre as alternativas de lazer, está a visitação ao Jardim Botânico do Recife (JBR), que funciona normalmente, das 9h às 15h30 nos dois dias. Outra opção é o Museu da Cidade do Recife, com as exposições “Doc(e) Recife” e “Desterro: enquanto eles cresciam”. Confira o que abre e fecha nos serviços prestados pela Prefeitura:

 

PREFEITURA – Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam aos sábados e domingos.

 

CONTRIBUINTE – A Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, estarão fechadas, pois não funcionam aos domingos. O Portal de Finanças da Prefeitura do Recife entrará em manutenção para atualização do sistema e estará fora do ar entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro.

 

EDUCAÇÃO – As escolas e creches-escolas municipais não funcionam aos sábados e domingos.

 

CIDADANIA – O Compaz do Alto Santa Terezinha entrou em recesso no último sábado (24) e só retorna às atividades no dia 3 de janeiro. As bibliotecas municipais não abrem aos sábados e domingos.

 

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, no sábado (31), os mercados públicos e as feiras novas de Água Fria e Nova Descoberta funcionarão em horário normal, das 6h às 18h, assim como o Mercado das Flores e o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo). No domingo (1), os mercados, as feiras novas e as feiras livres dos bairros não funcionam.

 

TRÂNSITO – Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Companhia, funcionarão normalmente no feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078. Os demais serviços de atendimento ao público da CTTU não funcionam aos sábados e domingos.

 

TURISMO E LAZER – Não haverá Ciclofaixa de Turismo e Lazer no dia 01/01. O Lazer na Rua do Segundo Jardim de Boa Viagem também fica suspenso exclusivamente neste domingo. Os dois projetos serão retomados no domingo seguinte, dia 08/01. Já as Academias Recife funcionam normalmente neste sábado (31). 

 

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não funcionam aos sábados e domingos.

 

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionam aos sábados e domingos.

 

MULHER – O Centro de Referência Clarice Lispector, voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência, e o Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, localizado no bairro de Brasília Teimosa, não funcionam aos sábados e domingos.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionam aos sábados e domingos, exceto as casas de acolhida do IASC.

 

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife estará aberto neste sábado (31) e no domingo (1º/1), primeiro dia de 2017, no horário das 9h às 15h30. Os visitantes poderão conhecer os sete jardins temáticos (de bromélias, orquídeas, cactos, plantas medicinais, das palmeiras, plantas tropicais e sensorial, em que o visitante experimenta texturas, sabores e cheiros das plantas). Também será possível realizar duas trilhas pela Mata Atlântica, sem necessidade de guia: a Trilha Pau-Pombo, que fica em área calçada e acessível a cadeirantes, e a do Meliponário, em ambiente natural. Não haverá trilhas monitoradas. O Jardim Botânico do Recife fica na BR-232, Km 7,5, bairro do Curado. Já o Econúcleo Jaqueira, localizado no Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, estará fechado tanto na véspera quanto no dia de ano novo. As atividades serão retomadas no dia 12/1, com a programação de Ecoférias. O espaço vai oferecer jogos digitais sobre meio ambiente, oficina de origami, contação de história e trilha ambiental, entre outras atividades.

 

CULTURA - O Museu da Cidade do Recife estará aberto neste sábado, 31 de dezembro, no horário das 9h às 12h. No local, o público pode conferir duas exposições: a “Doc(e) Recife”, que traz a evolução do Recife à luz da cana-de-açúcar e à sombra da escravidão; e a exposição “Desterro: enquanto eles cresciam” , da artista visual pernambucana Juliana Notari que apresenta o conjunto de obras concebidas ao longo dos dois anos em que a artista ficou sem cortar ou retirar os pelos do seu corpo. O Museu está localizado no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, Recife. Sítio Trindade estará aberto no Ano Novo, para quem quiser caminhar, fazer uma atividade física ou simplesmente dar uma relaxada, no horário das 5h às 19h. O Sítio fica na Estrada do Arraial, em Casa Amarela. Os demais equipamentos culturais do Recife estarão fechados no réveillon (31 de dezembro e 1º de janeiro).

 

SAÚDE – Neste sábado (31) e domingo (1º), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais já não funcionam aos sábados e domingos.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Bandeira Filho) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicase Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.