Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.12.16 - 20h19

Turmas do Programa Travessia comemoram conclusão do curso

img_alt

Participaram das cerimônias de formatura mais de 500 estudantes da rede municipal do Recife que concluíram o Ensino Fundamental junto com um curso profissionalizante (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

 

Mais de 500 alunos do Programa Travessia Recife comemoraram, nesta semana, a conclusão do Ensino Fundamental juntamente com um curso profissionalizante. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou as cerimônias de formatura e entregou os certificados de conclusão de curso nessas terça (27) e quarta-feira (28), na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena.

O Travessia está presente em 28 escolas da rede municipal de ensino do Recife, com um total de 47 turmas. Desenvolvido pela PCR em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o programa permite a correção de uma distorção idade-série de quatro anos num período de um ano e meio. O aluno matriculado deixa de assistir às aulas regulares e entra numa turma específica do curso, que é baseado em teleaulas somadas à presença de um professor mediador em cada sala.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, parabenizou os estudantes e seus pais, professores, coordenadores, gestores escolares e demais envolvidos nessa conquista. "Vocês estão concluindo uma etapa importantíssima que é o Ensino Fundamental e ainda com um certificado profissionalizante reconhecido em todo o País. E ainda tem o peso da Fundação Roberto Marinho, que é um diferencial e tanto. É uma nova oportunidade, um novo caminho que agora existe para vocês", disse o gestor.

O coordenador pedagógico da Fundação Roberto Marinho, George Lima, ressaltou o desafio enfrentado pelos alunos para concluir o curso. "Acreditávamos que vocês conseguiriam chegar a esse momento porque são muito competentes. Os pais também estão de parabéns por terem acreditado que vocês chegariam aqui. O certificado que vocês estão recebendo hoje é só o primeiro passo. Tenho certeza que vocês vão seguir adiante. A Fundação Roberto Marinho se sente honrada de participar de um projeto como o Travessia", afirmou George Lima.

A professora Ana Zaidan, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, contou que dar aula numa turma do Travessia é um desafio muito maior que ensinar numa turma regular. "Os alunos já vêm desacreditados porque reprovaram alguns anos. Percebi que, no começo, eles estranharam a metodologia da teleaula, mas depois gostaram. Primeiro eu problematizo o assunto com eles, assistimos à teleaula, depois fazemos atividades, socializamos e, por fim, eles fazem um memorial contando o que acharam da aula, se entenderam e em que tiveram dificuldade", explica Ana, que é uma das 44 docentes da rede municipal de ensino do Recife que trabalha nas turmas do Travessia, além dos sete supervisores do projeto e dos nove técnicos da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DEJA).

A aluna Poliane Fernanda do Nascimento, 18 anos, foi a laureada da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões e por isso representou os demais estudantes no palco. Ela recebeu o certificado de conclusão do curso de 1.600 horas do Ensino Fundamental e outro certificado de conclusão do curso profissionalizante de auxiliar de pessoal, que teve uma carga horária de 160 horas. "Podemos nos considerar campeões por estarmos vencendo mais essa batalha. Esse projeto transforma pessoas e eu sou um exemplo dessa mudança. Agradeço aos professores e demais envolvidos com o programa por acreditarem em nós quando mais ninguém acreditava", disse a jovem.