Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Juventude | 29.12.20 - 20h13

PCR lança publicações sobre Políticas Públicas de Juventude e premia representantes da sociedade civil que lutam pelos direitos dos jovens

img_alt

A Secretaria Executiva de Juventude do Recife realizou, nesta terça-feira (29), evento online para divulgar o legado da gestão para a juventude recifense (Foto: Cortesia/Arquivo)

 

A Secretaria Executiva de Juventude do Recife (SEJUV) realiza, desde 2017, um trabalho significativo com o complexo mosaico que é a juventude na cidade, visando desenvolver um trabalho cada dia mais intersetorial dentro da Prefeitura do Recife, em conjunto com jovens representantes da sociedade civil. Fazer valer os direitos e conquistas juvenis foi o grande desafio de todos que fazem a SEJUV, cujo principal objetivo é articular, elaborar e monitorar ações em prol do fortalecimento da Política Pública de Juventude do Recife. Nesta terça-feira (29),  diante do encerramento da atual gestão, o legado da pasta para o Recife foi exposto por meio de divulgação de produtos desenvolvidos pela SEJUV, que reiteram o compromisso e o respeito da gestão pública com a juventude.
 
O evento foi transmitido pelo canal da SEJUV no Youtube (https://youtu.be/OL8R7KQ9bbg). Na ocasião, foi lançado o Plano Municipal de Juventude com a 2ª edição do Plano Bianual de ações a serem realizadas pelo do poder público em benefício dos jovens ao longo dos anos de 2021 e 2022, construído em conjunto com a comissão juvenil eleita na 4ª Conferência Municipal da Juventude do Recife. Outro lançamento foi a 2ª edição do Guia de Políticas Públicas de Juventude, uma imprescindível ferramenta que reúne projetos, ações e programas municipais que beneficiam os jovens de forma direta e indireta, construído graças às reuniões do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude. 
 
Além disso, foi apresentada a metodologia e a importância do Programa Juventude Participa, que dissemina, sobretudo, o Estatuto da Juventude, o Plano Bianual e outros temas importantes em relação aos Direitos Humanos por meio de oficinas realizadas junto a organizações juvenis. Por fim, foi exposto um balanço de atividades executadas pela SEJUV, em conjunto com diversas secretarias municipais e instituições, entre 2017 e 2020. Todas as publicações ficarão disponíveis no site oficial da Prefeitura (recife.pe.gov.br).
 
"Neste ano, também executamos o 1º Diagnóstico da Condição Juvenil do Recife, uma pesquisa inédita realizada pela SEJUV, em parceria com consultores, com o intuito de conhecer a realidade dos jovens recifenses e poder atuar de forma assertiva no desenvolvimento de Políticas Públicas de Juventude. Espera-se que, no próximo ano, os resultados da pesquisa sejam submetidos à publicação científica", reforçou Gabriel Leitão, secretário Executivo de Juventude do Recife. 
 
No evento, ainda aconteceu a 2ª edição do Prêmio Semeadores das Políticas Públicas de Juventude, cujos ganhadores foram escolhidos em conjunto com o Conselho Municipal de Juventude. A iniciativa visa valorizar pessoas, organizações e coletivos referências no desenvolvimento da política pública e no fortalecimento da garantia dos direitos juvenis na cidade. Receberam a premiação Jouse Barata (categoria Ativista), Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Recife (Coletivo ou Movimento Juvenil), Marcone Ribeiro (Jovem), Marcílio Brandão (Especialista), Etapas - Equipe Técnica de Assessoria e Pesquisa e Ação Social (Organização da Sociedade Civil), Joselito Costa (Experiência em Conselho de Juventude), Camila Barros (Experiência em Gestão Pública) e Alessandro De Leon (in Memoriam).