Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 29.12.21 - 16h48

Balsas com fogos de artifício vão garantir show de cores durante a noite de réveillon na Orla do Recife

img_alt

Plataformas, liberadas hoje pela Prefeitura do Recife, ficarão posicionadas em frente a três pontos na Orla da cidade - Pina, Segundo Jardim e próximo ao edifício Acaiaca - e comandarão o espetáculo “Esperança”. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Está tudo pronto para a tradicional queima de fogos de artifício da virada do ano no Recife. Nesta quarta-feira (29), as primeiras balsas que vão garantir o show pirotécnico do réveillon na Orla de Boa Viagem e do Pina partiram das imediações da antiga Casa de Banhos, em Brasília Teimosa, rumo ao alto-mar. Elas ficarão posicionadas a 500 metros de distância da faixa de areia e distribuídas em frente aos três polos na área: Pina, Segundo Jardim e nas proximidades do Edifício Acaiaca. A festa de cores ficará a cargo do espetáculo “Esperança”, proporcionado por 12 toneladas de artefatos que, neste ano, não terão estampidos, em obediência ao decreto municipal. Os artefatos serão acionados remotamente, com sistema via satélite.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com patrocínio da Ambev, pela marca Brahma, vai garantir um show pirotécnico com 17 minutos de duração na faixa litorânea, na Zona Sul da cidade. A festa com muitas cores e brilho no céu busca oferecer um alento à população em virtude das restrições e consequências impostas pela pandemia da covid-19, bem como despertar a emoção proporcionada pelo colorido e formas geométricas com a queima dos artefatos. A festa contará com fogos com bombas de oito polegadas, que terão alcance de até 180 metros de altura e 60 metros de raio de abertura.

Durante a queima dos artefatos em Boa Viagem e no Pina, a população também contará com carros de som, que vão veicular uma trilha sonora especial. Os veículos ficarão estacionados em frente aos três polos. As músicas e os fogos de artifício serão executados simultaneamente, embalando a noite de réveillon com muita música e brilho.

Ainda na Orla do Recife, o Parque Dona Lindu será mais um palco para a celebração. Neste ponto o show de luzes terá cinco minutos de duração e ainda vai contar com mensagens a partir do uso de lasers.

A secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, ao lado de representante da Marinha, acompanhou a saída das balsas e verificou os últimos detalhes para que toda a festa ocorra com sucesso e de acordo com a lei. “A grande surpresa do réveillon deste ano é que teremos a tradicional queima de fogos em Boa Viagem e no Pina sincronizada com uma trilha sonora especial, que será veiculada por carros de som, posicionados nos três polos na Orla e que tocarão somente no horário da queima. Esse ano aumentamos a duração do show pirotécnico para 17 minutos, um dos maiores do Brasil”, afirmou a gestora.

COLORIDO EM PONTOS DESCENTRALIZADOS - Além da tradicional queima na Orla, o Recife também terá shows pirotécnicos em outros cinco locais da cidade. Os pontos descentralizados contemplam os bairros do Ibura, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá e Morro da Conceição. Nestes bairros, serão três minutos de festa no céu para receber o novo ano. Já no coração da cidade, na Rua da Aurora, também haverá queima de fogos com três minutos de duração e projeções utilizando lasers trazendo frases de boas vindas ao ano novo.

A secretária Cacau de Paula explica o motivo da descentralização da queima neste ano. “A ideia de termos os shows pirotécnicos descentralizados é oferecer a toda a população a possibilidade de curtir esse momento em casa, que é tão especial e importante, ao lado da família, dentro de casa, sem gerar aglomerações”, detalhou a gestora.