Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.01.18 - 16h25

Academia da Cidade da PCR promove aulas temáticas de carnaval

img_alt

O ensaio é o "esquenta" para o Bloco que reúne alunos dos 42 polos (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

As aulas temáticas de Carnaval estão animando os alunos nos 42 polos da Academia da Cidade espalhadas pelo Recife. Dentro desse clima, professores e alunos aproveitam o frevo e outros ritmos para cuidar da saúde e ficar em forma, além de se preparar para os dias de folia. As aulas começam a partir das 5h30  e vão até às 8h30. À tarde, as aulas acontecem a partir das 17h, e vai até às 20h. Em alguns polos os horários podem variar, conforme demanda os usuários. 

"Nesse período carnavalesco, levamos vários ritmos do carnaval para dentro de cada polo da Academia da Cidade, como: frevo, maracatu, caboclinho e coco. Esses ritmos acelerados favorecem no trabalho aeróbico durante as aulas”, explica Tatiana Hormes, do apoio técnico da Coordenação Geral da Academia da Cidade.

Cledson Oliveira, professor de Educação Física do Programa Academia da Cidade, ressalta que nessa época os foliões precisam ter cuidado redobrado com a sua saúde. “Durante o carnaval o organismo do folião precisa estar preparado. Através das aulas disponibilizadas na Academia da Cidade, a população conhece uma série de exercícios físicos que melhoram o condicionamento físico. Uma pessoa sedentária corre um risco maior de sofrer algumas lesões osteoarticulares e musculares durante os dias de carnaval. Pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes precisam ter uma atenção redobrada em relação à hidratação e alimentação e essas orientações também são passadas pelo educador físico", alerta o professor.

Bloco Academia da Cidade - No sábado (3), o bloco carnavalesco do Programa Academia da Cidade do Recife se concentra no Sítio Trindade, em Casa Amarela, a partir das 7h. Depois, alunos dos 42 polos desfilam fantasiados pelas ruas do bairro da Zona Norte da cidade. Para quem optar em deixar o carro na garagem, serão disponibilizados 20 ônibus para fazer  o transporte dos alunos até o local. Cerca de 3,5 mil garrafas d'água serão distribuídas. O bloco vai contar com a presença Rei e a Rainha do Carnaval do Recife que desfilarão na tradicional Frevioca.

Fundado no ano de 2004 pelos usuários do polo Sítio Trindade, o bloco de carnaval do Programa Academia da Cidade, realizará neste ano o seu 15º desfile. O objetivo é fortalecer e valorizar o carnaval de rua. São mais de 1,5 mil foliões, entre  usuários do programa, familiares e profissionais de saúde que se divertem ao som do frevo, maracatu e marchinhas.

O Bloco da Secretaria de Saúde do Recife tem a colaboração da Secretaria da Cultura, além do apoio do SAMU 192, Polícia Militar e CTTU. Também haverá banheiros químicos disponíveis para os foliões.