NOTÍCIAS

Carnaval | 30.01.18 - 17h45

Carnaval: Prefeitura do Recife reforça serviços para garantir a festa dos foliões

img_alt

A organização da festa envolve o trabalho de mais de 6 mil pessoas e 14 secretarias e órgãos da administração municipal. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura do Recife apresentou, nesta terça-feira (30), os principais serviços e a infraestrutura que serão oferecidos ao folião na semana pré e durante os cinco de Reinado de Momo. A organização da festa envolve mais de 6 mil pessoas em 14 secretarias e órgãos da administração municipal. Foram detalhas as novidades na central do Carnaval, que ganhou mobiliários em palete, e o reforço nas ações de Saúde, em especial o SAMU, Limpeza, garantia dos Direitos Humanos, Turismo, Imprensa, Economia Solidária, Meio ambiente e outras.

"Preparamos uma série de ações para receber bem o turista que vem conhecer o verão recifense e o carnaval pernambucano. Então, desde a sua chegada, ele vai sentir o gostinho do nosso carnaval, no aeroporto, no TIP e no terminal marítimo. Também montamos uma grande estrutura para os foliões aproveitarem a festa no Bairro do Recife ou nos polos descentralizados", destacou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Montada pela Seturel, a Central do Carnaval 2018 atenderá os foliões na Rua do Observatório e no Paço Alfândega. Nesta edição, ela focará no tema da sustentabilidade, trazendo entre as novidades: mobiliários em palete, lixeiras para separar os resíduos reciclável e não reciclável, além da reciclagem de óleo. O equipamento continuará dispondo de uma série de serviços de cuidados com a saúde, defesa do consumidor, caixas eletrônicos, Achados e Perdidos, moda, artesanato, beleza e recreação infantil.

Na área da saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) terá sua maior operação em período de Carnaval, devido ao aumento no número de viaturas. "Graças a um reforço que tivemos de 15 motolâncias, vamos operar com um total 28 equipamentos desse tipo e mais 32 ambulâncias. É a maior operação do Samu durante o Carnaval. Todo esse efetivo estará disponível tanto para quem for brincar nos polos de folia, como também precisar desse serviço e estiver em casa", frisou o secretário de Saúde, Jailson Correia.

O Samu terá postos avançados em diversos polos de animação no Centro e nos pontos de folia descentralizado. Cada unidade contará com seis profissionais de saúde e ambulâncias. Só no Galo da Madrugada, serão 5 postos montados em locais estratégicos do percurso do bloco. Já para assegurar o ordenamento do comércio informal, um efetivo total de 780 fiscais e coordenadores estarão atuando durante a semana pré e nos dias de folia de Momo. Também haverá fiscalização de poluição sonora, nos polos oficiais e nas festas que tomam as ruas da cidade.

Para inclusão das pessoas com deficiência no Carnaval, a Prefeitura do Recife vai montar o Camarote da Acessibilidade no Galo da Madrugada, beneficiando 400 foliões. Eles ainda terão espaço especial no frontstage do palco do Marco Zero, com acesso por meio da distribuição de pulseiras. Já para a proteção da Criança e do Adolescente, serão instalados espaços no entorno do Marco Zero, no Pátio do Livramento e no Polo do Ibura.

O reforço chega também aos serviços de limpeza da cidade, com o efetivo de mil garis e 100 fiscais, trabalhando durante o Reinado de Momo. A expectativa é de que sejam recolhidas 400 toneladas de lixo nos cinco dias de festa. As ações vão abranger todos os polos da cidade, que contarão com mutirões de limpeza diários. Serão utilizados varredeira, caminhões, carros-pipa, compactadores e 400 contentores de lixo, além de 2 mil litros de detergente, 4,2 mil litros de essência e 280 quilos de enzilimp (produto para eliminar odores). O Ecobarco e as Ecobikes também serão usados.

Confira informações completas sobre os serviços da Prefeitura do Recife durante o Carnaval 2018 no link: http://bit.ly/2DQodG0