Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 30.01.18 - 17h32

Prefeitura do Recife anuncia estrutura e serviços para o Carnaval 2018

Central do Carnaval ganha nova roupagem, com campanhas e ambientes voltados para a temática da sustentabilidade

 

Para garantir a beleza do maior e melhor carnaval de rua do Brasil, a Prefeitura do Recife montou uma grande infraestrutura e uma operação especial de serviços para os foliões, durante a semana pré e os cinco dias de Carnaval. A organização da festa envolve 13 secretarias e órgãos da administração municipal, contemplando ações nas áreas de Saúde, Limpeza, garantia dos Direitos Humanos, Turismo, Imprensa, Economia Solidária, Meio ambiente e outras. As principais ações serão apresentadas, em coletiva, nesta terça-feira (30), às 9h30, no Apolo 235, no Bairro do Recife. Entre as novidades está a Central do Carnaval que ganha uma nova roupagem, com ambientes e campanhas com a temática da sustentabilidade.

Na saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) terá postos avançados em diversos polos de animação no Centro e nos pontos de folia descentralizado. Cada unidade contará com seis profissionais de saúde e ambulâncias. Só no Galo da Madrugada, serão 5 postos montados em locais estratégicos do percurso do bloco. Já para assegurar o ordenamento do comércio informal, um efetivo total de 780 fiscais e coordenadores estarão atuando durante a semana pré e nos dias de folia de Momo. Também haverá fiscalização de poluição sonora, monitorando os polos oficiais e festas que ocorrem na cidade

Para inclusão das pessoas com deficiência no Carnaval, a Prefeitura do Recife vai montar o Camarote da Acessibilidade no Galo da Madrugada, beneficiando 400 foliões. Eles ainda terão espaço especial no frontstage do palco do Marco Zero, com acesso por meio da distribuição de pulseiras. Já para a proteção da Criança e do Adolescente, serão instalados espaços no entorno do Marco Zero, no Pátio do Livramento e no Polo do Ibura.

O reforço chega também aos serviços de limpeza da cidade, com o efetivo de mil garis e 100 fiscais, trabalhando durante o Reinado de Momo. A expectativa é de que sejam recolhidas 400 toneladas de lixo nos cinco dias de festa. As ações vão abranger todos os polos da cidade, que contarão com mutirões de limpeza diários. Serão utilizados varredeira, caminhões, carros-pipa, compactadores e 400 contentores de lixo, além de 2 mil litros de detergente, 4,2 mil litros de essência e 280 quilos de enzilimp (produto para eliminar odores). O Ecobarco e as Ecobikes também serão usados.

 

Serviços da Prefeitura durante o Carnaval do Recife 2018

 

CENTRAL DO CARNAVAL

 

Dividida em quatro estruturas, a Central do Carnaval 2018 da Prefeitura do Recife atenderá os foliões na Rua do Observatório e no Paço Alfândega. Montada por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), a central, este ano,vai focar no tema da sustentabilidade, trazendo entre as novidades: mobiliários em palete, lixeiras para separaros resíduos reciclável e não reciclável, além da reciclagem de óleo.O equipamento continuarádispondo deuma série de serviços de cuidados com a saúde, defesa do consumidor, caixas eletrônicos, Achados e Perdidos, moda, artesanato, beleza e recreação infantil.

Na Rua do Observatório, ficará a Arena Gastronômica compostapor uma praça de alimentação com 11estabelecimentos, sendo coordenada pela Abrasel.Os restaurantes são: Thasty (Churros, Bolos, Brownies, Brigadeiro), My Burger (Hamburguer, Fritas), Plim Restaurante (Pizzas, Pastel de forno), Nordeste Sabor (Macaxeira, Tapioca, Crepe), Comadre Coxinha (Coxinhas Especiais), Espetinho da Ceça (Espetinhos, Bolinho de Charque e Macaxeira), Rei das Coxinhas (Coxinhas, Empada, Dogão), Hakata (Comida Oriental) e República dos Pastéis (Pastel). Além disso, haverá dois pontos de vendas, no início e término da estrutura, com representantesdo Villa Açaí (Açai, Milkshake, Sorvete) e do Taberna Portuguesa (Bolinho de Bacalhau). Todos os cardápios terão traduçãoem braile, inglês e espanhol.

Seguindo o tema da sustentabilidade, a Arena Gastronômica adotará mobiliários em paletes, como mesas, cadeiras, bancos e ambientações para tornar o espaço mais aconchegante e rústico. O material está sendo produzido com madeira reflorestada. A Arena Gastronômica também contará com uma Central de Meio Ambiente, que servirá de apoio às ações e campanhas.Em parceria com a ASA,será feito um trabalho para a reciclagem de óleo, com a estimativa de se coletarcerca de 300 litros. Por sua vez, o público poderá contribuir para o descarte adequado dosprodutos, pois haverá lixeiras específicas para os resíduos reciclável e não reciclável.

Ainda na Rua do Observatório, ficará o polo de serviços da Prefeitura para atender aos foliões. Lá, estarão o espaçoCuide-se, Achados e Perdidos, loja de CD e DVD, stand da customização, Grife do Carnaval, dois caixas eletrônicos 24 horas, farmácia, o espaço da Secretaria da Mulher com suas campanhas educativas contra a violência da mulher, posto avançado do Procon Recife, espaço de Moda e Artesanato com vendas de camisas, acessórios e adereços carnavalescos;o espaço beleza com tatuagens de henna e maquiagens personalizadas.

A Arena Gastronômica e o polo de serviços vão começar a atender os foliões nos dias 07 e 08 de fevereiro, das 16h às 22h. Durante o Reinado de Momo, de 09 a 13 de fevereiro, a área de alimentação ficará aberta das 16h às 02h. Já aárea de serviço encerrará a meia-noite, nos dias de folia.

As outras duas estruturas estarão localizadas no Paço Alfândega.Uma delas é o Polo Infantil com o espaço de recreação para as crianças das 15h até 21h e o Fraldário para dar suporte às famílias, com funcionamento das 13h às 23h. Ali, também estará a Central de Imprensa, com serviços de apoio aos jornalistas previamente cadastrados para cobrir a festa, a partir do dia 09 de fevereiro.

No Paço Alfândega, as atividades serão iniciadas apenas no período de Carnaval. Todas as estruturas começam a ser desmontadasna Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro.

Cartunistas –O público também poderá experimentar um pouco da arte que decora as ruas do Recife, neste Carnaval. Serão disponibilizadas duas áreas, uma em frente a Central de Serviços e outra na Boulevard Rio Branco, com três cartunistas em cada. Eles estarão disponíveis para desenhar caricaturas. O serviço será gratuito e funcionará das 18h às 22h.

CENTROS DE ATENDIMENTO AO TURISTA (CATS) - O Carnaval do Recife terá mais de 2.000 apresentações e 43 polos espalhados pela cidade. Para o público aproveitar ao máximo a festa, não vai faltar informação. Até o dia 06 de fevereiro, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) móvel estará na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. Já durante o Carnaval, ele ficará estacionado na Rua do Observatório, agregando aos serviços da Central do Carnaval.

O ônibus é adaptado para atender visitantes, com elevador para usuários de cadeiras de rodas, balcão de informações e atendentes bilíngues.Lá, os turistas e recifenses encontrarão informações sobre a cidade, atrativos e serviços. A distribuição de folheteria contempla a capital pernambucana e outros destinos de Pernambuco.

O público também vai contar com os CATs da Praça do Arsenal, Praça de Boa Viagem, Aeroporto, Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e o CAT Móvel. Ainda funcionará em horário especial o CAT do Shopping Recife (fechado de domingo a terça de Carnaval).

Além disso, haverá walkmídia em pontos estratégicos do Recife Antigo, principal polo de Carnaval da cidade. Duplas sinalizadas vão distribuir a programação do carnaval e tirar dúvidas dos foliões.

 

 

Confira o funcionamento dos CATs

CAT'S

ENDEREÇO

HORARIO

TELEFONE

PRAÇA DO ARSENAL

RUA DA GUIA, S/N, BAIRRO DO RECIFE

9h à 22h

3355-3402

PRAÇA DE BOA VIAGEM

(Em parceria com a Empetur)

RUA BARÃO DE SOUZA LEÃO, S/N, PRACINHA DE BOA VIAGEM

8h às 18h

3182-8297

AEROPORTO INTERNACIONAL DOS GUARARAPES GILBERTO FREYRE (Em parceria com a Empetur)

PRAÇA MINISTRO SALGADO FILHO, S/N, CPTF 44/46, IMBIRIBEIRA

24 horas

3182-8299

3182-0130

RODOVIÁRIA / TIP

(Em parceira com a Empetur)

AVENIDA PREFEITO ANTÔNIO PEREIRA, S/N, VÁRZEA

8h às 18h

3182-8298

  

 

SHOPPING RECIFE

 

AV. PADRE CARAPUCEIRO,777 - 1 ETAPA - BOA VIAGEM

 9h às 21h

(fechado de domingo a terça de Carnaval)

 

 

3464-6859

 

CAT MÓVEL

RUA DO OBSERVATÓRIO - RECIFE ANTIGO

de7/02 a 13/02 de 16h à 0h

NÃO TEM

 

RECEPTIVO -  Uma ação surpresa, com a participação de artistas pernambucanos e agremiações, vai encantar os turistas que desembarcarem no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. O Governo de Pernambuco, através da Empetur, e em parceria com as prefeituras do Recife, Olinda e Infraero prometem fascinar os passageiros com uma ação especial de receptivo, nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. O clima de festa também será propagado em outros portões de entrada da capital pernambucana. Nos dias 08 e 09 de fevereiro, o receptivo acontecerá no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Também no dia 08, a ação ocorrerá no Terminal Marítimo.

BLITZE NOS HOTÉIS - Para estimular os turistas que estão na cidade a participar da folia de Momo no Bairro do Recife, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer promoverá blitze em hotéis localizados em Boa Viagem. Durante o caféda manhã,ao som de frevo, atores interpretando os personagens de Mateus e Catirina, além de passistas de frevo, vão entregar kits de carnaval, com máscara, confete, serpentina e a programação oficial do Carnaval. A blitz vai passar por 25 hotéis, entre os dias 07 e 10 de fevereiro.

OCUPAÇÃO HOTELEIRA - Para o Carnaval do Recife este ano, a expectativa de ocupação hoteleira é acima de 95%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco - ABIH-PE.

ANIMADORES CULTURAIS - Até o dia 17 de fevereiro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), promove intervenções artísticas na Avenida Rio Branco, sempre das 11h às 15h. A ação consiste em duplas de animadores culturais que interagem com os passantes, turistas e população em geral. Eles indicam equipamentos turísticos, brincam e fazem encenações. Mateus e Catirina, Rei e Rainha do Maracatu, figuras circenses em perna de pau, passistas de frevo, Luiz Gonzaga, Chico Science, Lampião e Maria Bonita, entre outros personagens que fazem parte da nossa cultura, estão dando vida à essa ação.

APLICATIVO - O aplicativo do Carnaval do Recife 2018 já está disponível para ser baixado pela AppStore e Google Play. O app foi lançado, junto com os serviços digitais da festa de Momo, pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Pela primeira vez, o programa reúne toda a programação oficial da festa, eventos particulares e uma série de serviços.

Ao entrar aplicativo, o usuário tem quatro opções no menu: Programação; Selfie do carnaval; Serviços; e Mapa. É na área de programação, que estão aos detalhes da festa promovida pelo município nos polos centralizados e descentralizados. Ali, também estão as informações sobre as prévias carnavalescas.O usuário ainda vai contar com a função “agenda” para montar uma grade de atividades personalizada.

Em “Outros eventos”, o usuário ainda encontra na área de Serviço as seguintes opções: Hospedagem (lista com hotéis, pousadas, etc); Alimentação (lista de bares e restaurantes); Telefones Úteis (Achados e Perdidos, Aeroporto, etc); Passeios (roteiros turísticos e diversos atrativos da cidade); Postos de saúde (lista de hospitais, Upinhas de plantão, e pontos de apoio do Samu em funcionamento durante o Carnaval); Centro de Atendimento ao Turistas (relação dos equipamentos com endereço, horário e contato); e Pontos do Conecta Recife.

O aplicativo disponibiliza cinco molduras diferentes para os foliões registrarem suas selfies temáticas durante a festa. Os temas seguem a linha da decoração do Carnaval do Recife, que este ano mostra o brilho do ‘verdadeiro Carnaval de rua do Brasil, através do cartum. Já na área de “Mapa”, o usuário tem acesso à geolocalização dos serviços disponíveis no app, como endereço dos polos, postos de saúde, passeios, locais de hospedagem, restaurantes e os pontos do Conecta Recife. Tudo é indicado através do uso de filtros e vai mostrar a opção mais próxima do usuário.

 

IMPRENSA

A Prefeitura do Recife vai disponibilizar, por mais um ano, para todas as emissoras de TV, a transmissão ao vivo em HD e som digital da programação do Palco do Marco Zero, da Praça do Arsenal e do RecBeat, no Cais da Alfândega. Ao todo, serão nove câmeras em alta definição conectadas a uma Unidade Móvel de TV digital, que entregará às emissoras um corte limpo do desfile das agremiações, shows do palco e o áudio direto da housemix.

São sete câmaras no Marco Zero, e uma em cada um dos demais polos. A transmissão começará às 18h da sexta-feira gorda (24) indo até às 3h da madrugada durante os cinco dias de folia. O mesmo áudio será disponibilizado ainda para as emissoras de rádio, incluindo a Rádio Frei Caneca FM 101.5, da Prefeitura do Recife, que fará a transmissão ao vivo do Marco Zero e do polo do RecBeat. O sinal também ficará disponível por streaming via internet para sites e portais.

Além da formação do pool de imagens, a Prefeitura do Recife organizou a infraestrutura usada pelas emissoras de TV e Rádio, para fazer a cobertura do verdadeiro Carnaval de Rua do Brasil. Próximo à Central de Artesanato vai ser montada a Central de Transmissão ao Vivo do Carnaval do Recife, uma área isolada, com segurança, acesso restrito, banheiros e geradores de energia, onde ficarão estacionadas todas as Unidades Móveis das Televisões.

Na avenida Marquês de Olinda, seis estúdios aéreos já estão montados para abrigar câmeras, apresentadores e repórteres. Uma estrutura semelhante foi montada ao lado palco para os radialistas que ancoram transmissão ao vivo, com cinco cabines. Atendendo a solicitações das televisões, a Prefeitura do Recife incluiu no projeto iluminação especial na área do público.

As equipes de reportagem terão acesso a um fosso do palco e frontstage para produção de imagens e uma sala para coletiva dos artistas no backstage. O projeto de profissionalização da infraestrutura de cobertura da imprensa no Marco Zero teve início já no primeiro ano da gestão do Prefeito Geraldo Julio e possibilitou, além da melhoria das condições de trabalho dos profissionais de comunicação, o aumento do espaço para o folião e o fim da poluição visual dos equipamentos antes instalados sem a supervisão adequada.

SALA DE IMPRENSA - Estará instalada, no primeiro andar do Paço Alfândega, uma sala de imprensa com computadores e acesso à internet, disponível para os veículos de comunicação credenciados que estiverem realizando a cobertura do carnaval. Os fotógrafos credenciados para a cobertura do Carnaval também contarão com essa estrutura de apoio com computadores e internet banda larga para descarregar o material produzido. Para ter acesso a estes serviços, os profissionais precisam estar devidamente cadastrados. No backstage do palco do Marco Zero também haverá uma sala de imprensa, onde serão realizadas as entrevistas coletivas com os artistas.

 

CONTROLE URBANO

Para garantir o ordenamento do comércio informal e o controle urbano nos polos da cidade durante o período de Carnaval, a Prefeitura do Recife organizou um esquema especial de fiscalização, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). Para isso, um efetivo total de 780 fiscais e coordenadores estarão atuando durante a semanapré, o Galo da Madrugada e os quatro dias da folia de Momo. O intuito da fiscalização é possibilitar a mobilidade do público e manter o ordenamento do comércio.

Durante todo o período do Carnaval, 38 barreiras de monitoramento de controle urbano serão montadas pela ilha do Bairro do Recife. Além disso, haverá equipes volantes que poderão realizar a apreensão de equipamentos instalados irregularmente. As equipes vão atuar em três turnos, totalizando 24h de fiscalização. Apenas ambulantes cadastrados poderão comercializar nas áreas monitoradas. Para o Galo da Madrugada, ainda serão realizadas vistorias em todo o percurso do bloco, em parceria com o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de identificar eventuais problemas e coibir o funcionamento de camarotes não licenciados. Nesta vistoria, a Dircon pretende identificar e colar adesivos nas marquises, enfatizando o perigo de utilizá-las como camarote.

 

DEFESA CIVIL

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife pode ser acionada pela população por meio do telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

 

MEIO AMBIENTE

 

FISCALIZAÇÃO DA POLUIÇÃO SONORA - Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife estarão nas ruas, do dia 2 ao dia 17 de fevereiro, para fiscalizar os níveis de pressão sonora e exigir o licenciamento sonoro de estabelecimentos e eventos. Neste período, os fiscais trabalharão de acordo com o horário das principais previas e eventos. Ao todo estarão mobilizados 32 profissionais, dos quais 9 são analistas ambientais e 23 brigadistas ambientais.

Se não apresentar alvará sonoro, o responsável pelo evento ou estabelecimento pode ser autuado. A multa, aplicada posteriormente, é de, no mínimo, R$ 200,00. O valor é estabelecido de acordo com o artigo 14 da Lei Nº 18.211/2016, e artigo 8 , incisos XI e XII do decreto municipal 30.324/2017 que determinam as infrações e sanções administrativas relativas a atividades lesivas ao meio ambiente.

Os fiscais utilizarão decibelímetros portáteis. Os limites do som são estabelecidos pelo Código de Meio Ambiente e Equilíbrio Ecológico da Cidade do Recife (Lei Nº 16.243/96). O máximo permitido são 70 decibéis das 6h às 18h e 60 decibéis das 18h às 6h. O código permite que, durante festividades, sejam aumentados em 15%. Dessa forma, os valores utilizados pelos fiscais na operação de Carnaval serão 80,5 decibéis das 6h às 18h e 69 decibéis das 18h às 6h.

Os promotores de evento devem solicitar autorização à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, na Rua Fernando César, nº 65, no bairro da Encruzilhada. Essa autorização é emitida em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, sendo necessário o requerente solicitar também autorização para uso e ocupação do solo. O atendimento é feito das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, podendo o formulário de solicitação ser baixado no site www.meioambiente.recife.pe.gov.br, aba Serviços/ Licenciamento/ Eventos

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente terá um estande na Central do Carnaval, que será voltado para a educação ambiental. A equipe fará um trabalho de orientação com os foliões e, principalmente, com o pessoal que trabalhará na arena gastronômica, dando orientações sobre a coleta e a destinação correta dos resíduos gerados no local.

EMPREENDEDORISMO

 

ALIMENTAÇÃO- No Carnaval do Recife, o folião poderá contar com cerca de 210 empreendedores que vão comercializar comidas e bebidas nos polos da folia. Na área central, haverá 120 barracas distribuídas pelos pontos de maior movimento: proximidades do Marco Zero, praça do Arsenal, Cais da Alfândega, ruas da Moeda, Bom Jesus, Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, Barbosa Lima e Dona Maria César. Eles fazem parte de sete grupos de Economia Solidária com atuação na área central da cidade. Já nos polos descentralizados, como Várzea, Ibura, Cordeiro, Campo Grande e Brasília Teimosa, outros 90 profissionais das próprias comunidades estarão a postos para garantir que não falte comida e bebida na festa.

Além disso, grupos de mulheres acompanhadas pela Gerência de Economia Solidária estarão a postos na Central do Artesanato para vender adereços carnavalescos e customizar as roupas dos foliões.

ARTESANATO - A partir do sábado (3 de fevereiro), 32 artesãos e artesãs ligados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte) vão expor e comercializar produtos carnavalescos na rua Domingos José Martins, ao lado do Paço do Frevo. Os foliões poderão adquirir, a preços convidativos, itens como adereços de cabeça, camisas customizadas e fantasias para adultos e crianças.

A novidade é que os produtos podem ser visualizados no novo Instagram do Prodarte (@prodarte.recife). A página traz fotos das peças e os contatos dos artesãos, facilitando as vendas e a divulgação do trabalho.

O Polo do Artesanato funcionará das 14h às 21h, nos dias 3 e 4 de fevereiro, e das 16h às 20h da segunda (5) à quinta (8). Na sexta-feira (9), abertura do Carnaval, o funcionamento será das 14h às 24h, assim como do domingo à terça. No sábado de Zé Pereira (10), o estande abre das 16h às 24h.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Prodarte fomenta o artesanato do Recife, por meio do apoio aos artesãos cadastrados, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município. A equipe do Prodarte orienta e apoia a produção artesanal, bem como facilita o acesso a feiras e capacitações.

 

DEFESA DO CONSUMIDOR

 

A Prefeitura do Recife, por meio do Procon Recife, vai atuar durante o período carnavalesco para conscientizar os foliões sobre os direitos do consumidor. A fiscalização será realizada em estabelecimentos comerciais localizados no entorno do Marco Zero e Rua do Bom Jesus, com o intuito de coibir cobranças abusivas, como taxa de consumação mínima e taxa para reserva ou aluguel de mesas e cadeiras.

Da quarta-feira (7) até a terça-feira de Carnaval (13), o Procon Recife irá dispor de um espaço institucional na Central do Carnaval. O local contará com pessoal capacitado para orientar consumidores e registrar denúncias, funcionando das 16h às 22h nos dias 7 e 8, e das 16h à 0h da sexta à terça. Na semana pré-carnavalesca e durante o Carnaval, também será feita panfletagem para conscientizar os consumidores que estiverem curtindo a folia.

Após o período carnavalesco, as denúncias e reclamações poderão ser realizadas normalmente através do telefone 0800 28 11 311 ou na sede do órgão na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, de segunda à sexta, das 8h às 13h.

O Procon Recife alerta também que, para qualquer reclamação posterior, o consumidor deverá apresentar documento que comprove a aquisição do produto ou serviço. Por isso, é importante solicitar a emissão da nota fiscal.

 

SAÚDE

 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA - As ações de vigilância começam desde a semana pré-carnavalesca até o último dia de Carnaval. Serão desenvolvidas atividades de educação e inspeções sanitárias. Entre elas, está a intensificação das inspeções sanitárias nos clubes, comércio formal de alimentos (bares, restaurantes, lanchonetes), unidades de saúde municipais e drogarias localizadas próximas aos polos de animação, em hotéis, motéis e pousadas, priorizando os locais onde haverá maior fluxo turístico.

Além disso, haverá capacitação do comércio informal de alimentos (barraqueiros) que estarão instalados nos polos de animação. Serão feitas, ainda, inspeções nos postos de saúde montados para o evento e nos camarotes instalados em todo o trajeto do bloco Galo da Madrugada, a fim de verificar as condições sanitárias do local, bem como a qualidade dos alimentos e dos serviços de saúde fornecidos. 

CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE - O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará a postos 24h por dia durante da folia de Momo para realizar o monitoramento e investigação de casos e surtos de interesse à saúde pública. Os plantonistas atuarão em possíveis ocorrências de surtos de infecção alimentar ou casos suspeitos de meningite, sarampo earboviroses, dentre outras doenças e agravos de notificação imediata.

PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST/AIDS) - Serão disponibilizadas para a população testagens para HIV e Sífilis nos polos Arsenal e Ibura, das 18h às 24h. O Polo Arsenal funcionará da sexta-feira (09/02) até a terça (13/02). O Polo Ibura funcionará de domingo (11/02) até a quarta-feira de cinzas (14/02). A estimativa é testar 100 foliões por noite em cada polo, com os testes anti HIVe Sífilis. Os resultados serão emitidos em 30 minutos e entregues aos usuários individualmente, mediante aconselhamento por profissional capacitado.  Atuarão 26 profissionais por noite, em parceria com os agentes redutores de danos para a Prevenção ao Álcool e outras Drogas e para a conscientização do folião e incentivo ao uso de preservativos, com expectativa de distribuiçãode800.000 preservativos masculinos, 15.000 preservativosfemininose15.000 unidades de gellubrificante.

VIGILÂNCIA AMBIENTAL - O combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika, ganha um reforço no período de Carnaval. As ações terão início duas semanas antes dos festejos e seguem até o último dia da festa, sem interrupção durante os dias de feriado, e acontecerão nos Polos e em várias áreas da cidade, sobretudo em pontos estratégicos.

O Terminal Integrado de Passageiros (TIP), aeroporto, metrô, hotéis da orla de Boa Viagem e os locais de grande aglomeração de pessoas, como Recife Antigo e demais áreas da Região Central da cidade serão vistoriadas por duas equipes de agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces).Além disso, os mercados públicos, feiras e o trajeto do Galo da Madrugada vão ter as inspeções intensificadas.

Esses locais receberão agentes que vão atuar na eliminação de possíveis criadouros de mosquitos, como o tratamento focal (com larvicida biológico), aspiração mecânica do mosquito e pulverização de inseticida químico em áreas de risco, além do recolhimento de pneus e mutirões de limpeza, que estão sendo realizados em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O Centro de Vigilância Ambiental (CVA) disponibilizará equipes de plantonistas visando o controle de zoonoses e o atendimento a possíveis emergências em saúde pública, controle de roedores, escorpiões e outros vetores.

Embora a capital pernambucana não seja área endêmica para febre amarela, haverá distribuição de folder nos locais de grande circulação de pessoas com orientações sobre a doença, para pessoas provenientes de áreas consideradas de risco. O panfleto contém informações sobre sintomas, o que é considerado caso suspeito e uma lista com locais de referência no Recife para atendimento de urgência.

SAÚDE MENTAL, Álcool e outras Drogas - A Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas executará a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas durante o Carnaval, com intervenções educativas, distribuição de insumos, sensibilização e oferta da troca de garrafas de vidro por garrafas plásticas aos foliões. Serão realizadas abordagens por Agentes Redutores de Danos e encenação de arte-educadores, estimulando a adoção de medidas preventivas, relacionadas aos comportamentos de risco dos usuários de drogas. Com caráter preventivo e de intensificação no combate à doença, os profissionais também farão abordagem sobre enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

 

LOCAIS DE ATUAÇÃO

 

-Polos Oficiais e Cuide-se (15h às 24h): Arsenal e Pátio do Carmo

-Polos Descentralizados (18h às 2h): Várzea, Ibura

-Polinhos Comunitários (18h às 02h): Joana Bezerra/Coque, Coelhos, Iputinga, Roda de Fogo, UR5- Ibura, UR7-Varzea, Mustardinha, Areias, IPSEP, Jordão Alto, UR 02-Ibura, Jardim São Paulo, Bomba do Hemetério, Chão de Estrelas, Nova Descoberta (pátio da Feira), Casa Amarela, Barro, Santo Amaro (Frei Casemiro), Bola na Rede

 

EQUIPES

 

Polos Oficiais e Cuide-se: 03  equipes em cada local, totalizando 36 agentes redutores de danos, fazendo abordagem, entrega de insumos e troca de garrafas de vidro por plásticas.

Polos descentralizados: 04 equipes, com 08 agentes redutores de danos em cada, totalizando 32 agentes redutores de danos, fazendo abordagem, entrega de insumos e troca de garrafas de vidro por plásticas.

Polinhoscomunitários:03 esquetes teatrais abordando temas como consumo de álcool, fumo, crack e outras drogas, envolvendo 21 arte-educadores.

 

 AÇÕES / ATIVIDADES

- Entrega de insumos (camisinhas masculinas, camisinhas femininas e gel lubrificante) e troca de garrafas de vidro por plásticas nos polos;

- Apresentações teatrais para divulgação de informações preventivas com foco na promoção à saúde, redução de danos no uso do álcool e outras drogas e segurança no trânsito. As ações acontecerão no Baile Municipal, Baile dos Artistas, Baile Perfumado e palcos dos polos oficiais e comunitários no intervalo dos shows musicais;

- Distribuição de preservativos, gel lubrificante, materiais de divulgação e garrafas plásticas aos vários tipos de agremiações carnavalescas (clubes de frevo, blocos, troças, maracatus, escolas de samba, etc.) na semana anterior ao Carnaval em parceria com os Distritos Sanitários;

- Atuação no desfile do Galo da Madrugada (sábado pela manhã) com distribuição de insumos de prevenção e realizando substituições de garrafas de vidro por garrafas plásticas (ação conjunta com a Polícia Militar) das 6h às 12h nas principais vias de acesso (Forte das Cinco Pontas, Praça Sérgio Loreto, Ponte Duarte Coelho) e junto aos locais de barreiras da Vigilância Sanitária: Ponte Princesa Isabel; Ponte Duarte Coelho; Av. Sul e Estação Central do Metrô.

-Campanha publicitária sobre promoção à saúde e redução de danos no uso do álcool e outras drogas, com utilização de blimps (balões publicitários).

 

DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE

Pulseira de identificação para crianças

5.000

Porta-tudo

30.000

Água mineral (copo 200ml)

8.000

Garrafa (1lt)

Garrafa (500ml)

10.000

15.000

 

 

OUVIDORIA - Entre os dias 10 e 14, a Ouvidoria Municipal de Saúde funcionará das 7h às 19h, para atender e tirar dúvidas da população sobre ações e polos de saúde no Carnaval, orientações sobre serviços de referência (Vigilância Sanitária, locais de atendimento para mulheres vítimas de violência, vacinação etc), registro de elogios e sugestões acerca das ações da pasta entre outros assuntos.

O serviço estará disponível para a população através de três canais: por telefone (0800.281.1520); formulário web (www.recife.pe.gov.br) ou e-mail –ouvidoria.saude@recife.pe.gov.br.

SAMU - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vai estar presente em diversos polos de animação para garantir maior rapidez caso seja necessário um atendimento de urgência. Durante todo o Carnaval, o SAMU contará com um posto de saúde avançado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo ao Museu Cais do Sertão, em frente ao Armazém 10, iniciando as atividades às 19h e encerrando sempre uma hora após o término das apresentações no palco principal (Marco Zero). A equipe que atuará neste posto será composta por 2 médicos, 2 enfermeiros e 2 técnicos de enfermagem, além do apoio de 2 viaturas, sendo uma de suporte avançado e 01 de suporte básico. Também no bairro do Recife, serão enviadas 3 viaturas de suporte básico à Rua Marquês de Olinda.  Durante todo o Carnaval, o SAMU também disponibilizará 05 ambulâncias de suporte básico, para atender aos polos descentralizados com atrações de maior probabilidade de público. Durante o Carnaval, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

SAMU NO GALO DA MADRUGADA - Durante o desfile do Galo da Madrugada, o SAMU terá 5 postos montados em locais estratégicos do percurso do bloco, a partir das 7h até o término do desfile. Os postos estarão na Praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael), Rua do Sol (esquina com Matias de Albuquerque) e na Praça da Independência (Pracinha do Diario). Cada posto terá uma ambulância de suporte básico e contará com uma equipe composta por 3 médicos, 3 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem. Também estará de prontidão uma ambulância de suporte avançado, além da aeronave conveniada, que estará baseada no estacionamento da estação central do metrô.

 

Pontos de bases do SAMU

DATA

LOCAL

HORÁRIO

EQUIPAMENTO

09/02 a 13/02

Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. A base fica ao lado do Marco Zero da capital, em frente ao Armazém 10

Vai funcionar das 19h até 01 hora após o termino das apresentações no palco principal

Uma ambulância de suporte básico

Outra de suporte avançado (com equipamentos de UTI).

02 médicos, 02 enfermeiros e 02 téc. de enfermagem.

Galo – Sábado dia 10/02

Praça Sérgio Loreto

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Das 7h até o termino do desfile do Galo da Madrugada

Na Praça Sérgio Loreto, terá apoio de uma viatura de suporte avançado.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Pátio do Carmo

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael)

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Rua Matias de Albuquerque (calçada do Edifício Trianon)

Das 7h até 22h

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Pracinha do Diário

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Estação Central do Metrô, no bairro de São José

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Vai funcionar como heliponto

Durante o Carnaval, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

 

ASSISTÊNCIA (ATENÇÃO À SAÚDE)

 

ESPECIALIDADE

LOCAL

ENDEREÇO

CLÍNICA MÉDICA

Policlínica Agamenon Magalhães

Av. Sul, s/n – Afogados (próximo ao Metrô – estação Largo da Paz)

Policlínica Dr. Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

Policlínica Prof. Arnaldo Marques

Av. Dois  Rios, s/n – Ibura

Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

PARTO/MATERNIDADE

Maternidade Professor Bandeira Filho

Rua Londrina, s/n – Afogados

Maternidade e Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha

Rod BR-101, s/n - Curado

ODONTOLOGIA

Policlínica Agamenon Magalhães

Av. Sul, s/n – Afogados (próximo ao Metrô – estação Largo da Paz)

Policlínica Professor Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

Policlínica Professor Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

PEDIATRIA

Hospital Pediátrico Helena Moura

Rua Cônego Barata, s/n – Tamarineira

Hospital Pediátrico Maria Cravo Gama

Av. Recife, 810 - Estância

Policlínica Dr. Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

Policlínica Professor Arnaldo Marques

Av. Dois  Rios, s/n – Ibura

Policlínica Professor Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

TRAUMATO-ORTOPEDIA

Policlínica Dr. Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

SORO ANTIRRÁBICO

**sábado e domingo –

das 8h às 12h

Maternidade e Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

VACINA ANTIRRÁBICA

8h às 12h

Policlínica Lessa de Andrade

 Estr. dos Remédios, 2416 - Madalena

PEQUENAS URGÊNCIAS

(tonturas, vômitos, dores abdominais, diarréia, febre, viroses, dores de ouvido, crises leves de asma, ferimentos superficiais, resfriados, gripes, dores no peito, manchas no corpo, dores de garganta)

Obs.: somente para a população cadastrada (Estratégia de Saúde da Família)

USF Upinha 24h Prof. Dr. Moacyr

André Gomes (Morro da Conceição)

Avenida Norte, 5400, Casa Amarela, Recife-PE (Em frente à Praça do Trabalho)

USF Upinha 24h Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo)

Avenida da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo

USF Upinha 24h Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro)

Rua Uriel de Holanda, S/N, Linha do Tiro

USF Upinha 24h Governador Eduardo Campos

(Bomba do Hemetério)

Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério

  

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos (Hospital da Mulher do Recife)

BR-101, s/n - Curado

Maternidade Professor Bandeira Filho

Rua Londrina, s/n – Afogados

Maternidade e Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

Policlínica Professor Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

 

DESINTOXICAÇÃO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS – UNIDADES DE SAÚDE DO RECIFE

LOCAL

ENDEREÇO

Policlínica Agamenon Magalhães

Av. Sul, s/n – Afogados (Próximo ao metrô / Estação Largo da Paz)

Policlínica Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

Policlínica Profº Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

Policlínica Profº Barros Lima

Av. Norte, nº 6465 – Casa Amarela

 

DIREITOS HUMANOS

 

CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE - Para garantir a inclusão das pessoas com deficiência na Folia de Momo, a Prefeitura do Recife mantém o Camarote da Acessibilidade no Galo da Madrugada, no dia 10 de fevereiro. Este ano o espaço de inclusão no desfile do maior bloco do Estado chega à sua oitava edição e será novamente na Avenida Sul, com capacidade para 400 pessoas com deficiência, pessoas idosas, acompanhantes e convidados.

Para ter acesso ao camarote, os interessados do Recife devem ser inscrever a partir da próxima segunda-feira (29) até o dia 2, das 9h às 12h e das 13h às 16h, através do telefone da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife: 3355-8645. Somente as pessoas com deficiência auditiva poderão fazer as inscrições pelo e-mail:camarotedaacessibilidaderecife@gmail.com.

Haverá cerca de cem vagas para pessoas de outras cidades pernambucanas, que poderão se inscrever junto à Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead). O telefone de lá é o 3183-3075, e as inscrições começam no dia 1º de fevereiro. As pessoas com deficiência auditiva poderão se inscrever pelo Whatsapp: 98494-1291.

CENTRAL DE DIREITOS HUMANOS - Entre os dias 7 e 13, a Central de Direitos Humanos funcionará na Rua do Observatório, em frente à Torre Malakoff, onde será feita divulgação das campanhas de prevenção à violência, contra o trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, racismo e homofobia, entre outros temas ligados aos direitos humanos. As campanhas também serão divulgadas nos polos do Carnaval do Recife.


Entre 16h e 0h, serão distribuídas pulseiras para que as pessoas com deficiência tenham acesso ao frontstage do palco do Marco Zero. Para que os cegos possam consultar as atrações do Carnaval, haverá programação em braile na Central de Direitos Humanos, assim como no Aeroporto Internacional do Recife, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e na Central de Informação Turística da Praça do Arsenal. Também serão disponibilizados cardápios em braile nos restaurantes e lanchonetes da Arena Gastronômica.

 

CRIANÇAS

ESPAÇO DE PROTEÇÃO - Com o objetivo de ofertar atenção e proteção às crianças entre os dias 09 e 13 de fevereiro, a SDSJPDDH vai montar Espaços de Proteção no entorno do Marco Zero, no Pátio do Livramento e no Polo do Ibura. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) vão tentar identificar situações de violação de direitos nos arredores dos polos de carnaval da cidade, como, por exemplo, o trabalho infantil. As situações mais críticas serão encaminhadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), para acompanhamento das famílias através da inserção social via políticas públicas de proteção e promoção social. Nos espaços, também serão ofertadas atividades lúdicas para as crianças e adolescentes.

EMPULSEIRAMENTO - Durante o Carnaval, a Gerência da Criança e do Adolescente do Recife vai distribuir pulseiras de identificação para as crianças. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com nome e telefone dos responsáveis sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam. Ações de empulseiramento como esta são sempre realizadas no Carnaval, no Sítio da Trindade durante o período junino, no Parque da Jaqueira, nas praias de Boa Viagem e do Pina, na festa de Nossa Senhora da Conceição, entre outros.

SÁBADO DA DIVERSIDADE - No Sábado de Zé Pereira (10), o Pátio de São Pedro receberá os artistas da noite LGBT. Organizado pela Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS), o Sábado da Diversidade tem o objetivo de contribuir para a participação dos artistas LGBT no Carnaval do Recife, fomentando a cultura LGBT e promovendo o respeito à diversidade sexual no período do Carnaval.

A programação, que vai das 9h30 às 20h30, inclui o Afoxé Filhos de Dandalunda, Thiago Paiva, Afoxé Oxum Pandá, Patusco, Telmo Santiago e Carla Visi, além de divas da noite LGBT como Andreia Luiza, Lia Morais, Michele Monteiro, Xuxinha e Bandale. Também se apresentarão mais de 15 dragsqueens.

No local, será divulgada a campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, que visa promover ações integradas para fortalecimento das políticas de promoção e defesa da cidadania LGBT, além de divulgar os serviços oferecidos pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife - espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica.

ADESIVOS - Para combater o preconceito por causa da orientação sexual e da identidade de gênero, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife vai fixar adesivos da Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação nos banheiros químicos dos polos de Carnaval do Recife. Os adesivos conterão a frase: “Trans, cisgênero, hétero, gay, bi, assexual, negro, branco, com deficiência, gordo, magro, alto, baixo, pobre, rico: este banheiro é de todos os homens!”. Os banheiros femininos terão adesivos equivalentes.

DROGAS –A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod) fará ações de prevenção ao uso abusivo de drogas nos bares e restaurantes próximos aos polos da folia. Na semana anterior ao Carnaval, equipes vão alertar os funcionários sobre a Lei 13.106/15, que proíbe o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Durante a folia, os mobilizadores sociais divulgarão a campanha #RecifeDeGenteBoa, que fará alertas sobre os cuidados com bebidas alcoólicas, com ênfase no trânsito. Serão distribuídos panfletos e tatuagens durante todos os dias da folia, enquanto uma orquestra de frevo tocará a música Influência do Bem, incentivando boas práticas de cidadania.

 

SECRETARIA DE MULHER

A Secretaria da Mulher do Recife estará presente na Central do Carnaval com uma equipe técnica do Centro de Referência Clarice Lispector - equipamento municipal voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista - realizando a escuta e orientação das mulheres que estão em situação de violência no carnaval. Além disto, haverá grupos volantes da Secretaria, nos polos centralizados e descentralizados, distribuindo material informativo de prevenção ao feminicídio e divulgando os serviços da pasta municipal e o Liga, Mulher (0800 281 0107), o disque-orientação do Clarice. A Brigada Maria da Penha também funcionará durante os quatro dias de festa acompanhando a equipe técnica nas escutas qualitativas e, caso seja necessário, no encaminhamento das mulheres à rede de enfrentamento. 

 

ESQUEMA DE LIMPEZA

 

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um esquema especial de limpeza para atender as demandas geradas pelo Carnaval. Para os dias de folia, o trabalho será realizado por 1.000 garis e 100 fiscais e a expectativa é de que sejam recolhidas 400 toneladas nos cinco dias de festa.

A limpeza contará, ainda, com o apoio de 12 caminhões compactadores, 09 carros-pipa e 400 contentores de lixo. Serão disponibilizados, ainda, 2.000  litros de detergente, 400 litros de creolina, 4.200 litros de essência e 280 quilos de enzilimp (produto utilizado para eliminar odores). Serão utilizados quase 3 milhões de litros de água.

Serão utilizadas uma varredeira mecânica, 05 caixa Brooks (Papa metralha), 15 pulverizadores, 12 caminhões-caçamba, 03 caminhões munck, 02 caminhões basculante de pequeno porte e 04 EcoBikes. A Emlurb vai destacar ainda 13 motocicletas e 34 veículos leves para fiscalização, 01 EcoBarco e 11 EcoPontos de materiais Recicláveis (Para troca de garrafas de vidro por garrafas de plástico no dia do Galo da Madrugada).

A Emlurb atua de forma planejada, intensificando as ações antes e durante o período de folia. Além da montagem do esquema especial de limpeza, o órgão realiza o reforço dos serviços regulares como varrição, coleta, lavagem das vias e capinação durante as semanas que antecedem o Carnaval. A Praia de Boa Viagem, cartão-postal da capital, também terá a fiscalização reforçada.

Este ano, o Ecobarco e as Ecobikes seguem como aliados. Durante a festa, o equipamento que realiza a coleta dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe continuará em ação, retirando os materiais constantemente jogados pela população. Já as bikes ecológicas são equipadas com uma cesta que tem capacidade de recolher um metro cúbico de resíduos.

Nos Pólos Centrais e descentralizados, a Emlurb já realizou serviços de limpeza dos manguezais, capinação das ruas e pintura do meio fio. Também serão realizados serviços de limpeza e raspagem de material colado nos postes e mobiliário urbano no percurso do Galo da Madrugada, além da limpeza da cobertura doa abrigos de ônibus da Avenida Conde da Boa Vista

As ações vão abranger todos os pólos da cidade e, diariamente, serão realizados mutirões para garantir que a festa recomece com o maior conforto possível para o folião. O primeiro deles tem início já na madrugada da sexta-feira para o sábado nas ruas que fazem parte do trajeto do Galo da madrugada. Os serviços seguem até a Quarta-feira de Cinzas.