NOTÍCIAS

| 30.03.15 - 16h34

Mamógrafo Móvel da PCR ofertará exames em 23 bairros do Recife

1840 exames serão realizados durante o mês de abril em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Durante todo o mês de abril, 23 bairros do Recife receberão o caminhão do Mamógrafo Móvel, para a realização de exames de mamografia gratuitos em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. O mamógrafo visitará um Distrito Sanitário por semana, e a primeira Unidade de Saúde a ser contemplada será a Upinha Novo Jiquiá, no bairro do Jiquiá.
No total, cerca de 1840 exames serão realizados, com a distribuição de 80 fichas por Unidade de Saúde. A demanda do mamógrafo é espontânea para as mulheres que estão no grupo prioritário. É preciso levar apenas o cartão do SUS e um documento de identidade.

Após 15 dias, as usuárias recebem o resultado, na mesma Unidade de Saúde onde realizaram o exame. Caso seja detectado algum problema, a paciente receberá toda a assistência e orientação através da Unidade, bem como o encaminhamento necessário. Segundo a gerente da Política de Saúde da Mulher, Ana Karla Mattos, é importante que as mulheres realizem anualmente exames preventivos, porque o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

Confira aqui o calendário do mamógrafo móvel.

Prevenção – A Rede de Saúde do Recife realiza mais de 4 mil exames por mês nas clínicas conveniadas e quase 2 mil no caminhão mamógrafo. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.