Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.03.17 - 10h40

Prefeito Geraldo Julio entrega USF totalmente requalificada na Campina do Barreto

img_alt

Unidade de Saúde da Família Irmã Terezinha, localizada na Campina do Barreto, recebeu serviços de acessibilidade, infraestrutura, novos equipamentos, entre outras melhorias (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A população da Zona Norte do Recife já está utilizando a Unidade de Saúde da Família - USF Irmã Terezinha, na Campina do Barreto, totalmente requalificada. Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito Geraldo Julio foi até o local para acompanhar o reinício das atividades. Com a reforma, os seis mil usuários atendidos agora passam a contar com o incremento de mais uma equipe de saúde bucal, passando para duas no total. O investimento total da obra foi de R$ 346.178,59. Com a entrega da USF Irmã Terezinha, a Prefeitura do Recife chega a marca de 166 equipamentos de Saúde requalificados nos últimos quatro anos.

Geraldo falou da importância de se entregar unidades novas, como o Hospital da Mulher e Upinhas, mas também de se recuperar a rede já existente. “Quando a gente entrega uma nova unidade, é um serviço novo que chega para a população. Mas aquilo que já existia tem que ter qualidade também para quem trabalha e quem é atendido. Esta unidade recebeu um investimento de mais de R$ 340 mil, o que significa uma reforma completa, com novo mobiliário, equipamentos e ainda a implantação de uma equipe de saúde bucal”, destacou Geraldo. O prefeito aproveitou para atualizar seu cartão de vacinação com uma dose da vacina contra a Hepatite B.

A reforma, iniciada em junho de 2016, foi totalmente adequada às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo requalificados mais de 20 ambientes na unidade, entre eles a recepção, a farmácia,  a sala de imunização, os consultórios, a sala de esterilização, os consultórios de odontologia e de ginecologia. Na área externa, foram construídos rampa de acessibilidade, estacionamento impermeabilizado e implantadas lixeiras para lixo comum e contaminado. A área total da Unidade de Saúde da Família Irmã Terezinha é de 522,9 metros quadrados, sendo 193,7 de área construída.

O secretário de saúde do Recife, Jaílson Correia, lembrou que a requalificação das unidades de saúde é um trabalho permanente da gestão do prefeito Geraldo Julio. “Essa unidade é outra hoje, com a requalificação. Ela hoje está toda adequada às normas de segurança e conforto para usuários e profissionais, e permite um melhor atendimento para a nossa população. Com esta, são 166 equipamentos da rede de saúde da Prefeitura do Recife que foram requalificados desde 2013”, frisou.

Trabalharão na unidade duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de saúde bucal, realizando cerca de 720 atendimentos médicos por mês e outros 1.000 atendimentos em saúde bucal mensais. A população já comemora a requalificação, já que a unidade proporciona uma melhor condição para atendimento.

“Nossa comunidade é humilde, mas merece coisa de qualidade. A unidade está perfeita. Os profissionais também precisam de um local adequado para nos atender bem. Era uma luta antiga e estamos muito felizes com o que vimos”, ressaltou Sirlane Campelo de Lima, moradora de Chão de Estrelas. “Antigamente era muito quente aqui, o teto com muita infiltração, não tinha segurança, não tinha nem estacionamento para os médicos e precisava muito de um cuidado e de uma atenção por parte da Prefeitura. Hoje estamos muito felizes”, acrescentou.

A unidade teve seus serviços em saúde bucal ampliados para atender a necessidade da região e proporcionar uma melhora no atendimento aos usuários. As equipes são compostas por 2 médicos, 2 enfermeiros, 2 técnicos de enfermagem, 2 cirurgiões dentistas, 2 auxiliares de saúde bucal e 10 agentes comunitários de saúde que atendem a 12 micro áreas no entorno da unidade.

      

IRMÃ TEREZINHA - A Irmã Terezinha Maristella Batista, que dá o nome à Unidade de Saúde da Família, recebeu uma homenagem com a aposição de uma foto sua na parede da recepção. Ela pertencia à Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristela desde 1961. Ela passou grande parte da sua trajetória dedicada à população menos favorecida. Fez a sua primeira experiência de inserção à comunidade no ano de 1973, na Companhia de Habitação Popular de Pernambuco (Cohab), no bairro de Rio Doce, Olinda. Foi a primeira irmã da congregação que, após a abertura do Vaticano II, pediu para morar numa comunidade para ser inserida no meio da população. Dedicou-se até o ano de seu falecimento ao ensino nas escolas da congregação. De 1991 a 1997 lecionou em uma escola municipal da Fundação Guararapes, em Recife, onde grande parte dos alunos pertenciam à comunidade Chão de Estrelas.  Assim, se tornou uma das primeiras fundadoras do Movimento de Adolescentes e Crianças - MAC na comunidade, juntamente com o Padre Reginaldo Veloso e outros, engajada para trazer melhoria para a população.