NOTÍCIAS

| 30.04.11 - 11h35

Dia D contra a Gripe recebe crianças, idosos e gestantes nas unidades de saúde do Recife

Campanha ainda contou com o reforço de mais de 70 postos volantes distribuídos em toda capital

Por Tádzio Estevam

Gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e pessoas com mais de 60 anos contaram com mais um reforço no combate a gripe durante este sábado (30). A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, abriu as portas de mais de 180 unidades de saúde e ainda contou com o reforço de 71 postos volantes para receber o público acima em prol do Dia D de Vacinação Contra a Gripe, que acontece em todo País, e que aqui no Município espera imunizar 250 mil pessoas. A abertura da campanha, que começou às 8h e vai até o final da tarde (17h), aconteceu no Centro de Saúde Dr. Luiz Wilson, no bairro da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife.

Recepcionados por um trio de forró pé de serra, idosos, gestantes e crianças acompanhadas pelos pais foram recebidos com um saboroso e farto café da manhã na unidade. Antes de entrarem nos consultórios para receberem a dose da vacina, um alongamento para aquecer a musculatura foi oferecido pelos profissionais do programa Academia da Cidade. Dona Laurinete Elias Soares, moradora da comunidade aprovou a idéia. “Eu gosto muito dos serviços oferecidos aqui no posto. Tenho 75 anos e sempre tomo a vacina. E hoje ainda fiz exercícios físicos ao som de um forrozinho. É bom demais!”, disse.

A diretora de Vigilância à Saúde do Município, Adeílza Ferraz, reforçou a importância da data. “As pessoas dentro desse perfil precisam de uma proteção a mais. Por isso, é importante não só para a Cidade quanto para o Brasil inteiro a realização da ação, pois com uma população mais saudável não ocorrerá sobrecarga nas unidades de saúde”, comentou. Assim como Adeílza, a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Elizabeth Azoubel, também destacou os cuidados que a população deve ter. “Esse período chuvoso requer mais cuidados para que as pessoas não adoeçam. E uma das principais doenças que acometem as comunidades no inverno é a gripe. Por isso, se faz necessário não desperdiçar eventos como esse. Os recifenses só têm a ganhar”, disse. Elizabeth ainda chamou atenção para as pessoas que mesmo estando dentro do perfil não podem receber a vacina. “o produto não deverá ser administrado a pessoas com gripe e febre, alérgicas a ovo ou que tenham apresentado alguma reação grave à vacina, como choque anafilático”. Com relação às crianças, a dose é dividida, sendo administrada num intervalo de 30 dias entre uma dose e outra.

A campanha municipal teve início na última segunda-feira (25) e apresentou duas novidades em sua 13ª edição: a imunização contra três tipos de vírus Influenza – incluindo o A(H1N1) e o público alvo. Até o ano passado, os critérios para o recebimento variavam segundo fatores como faixa etária. Também receberá a vacina, profissionais que exerçam atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, atendimento ou investigação de casos de infecção respiratória.

Além das unidades de saúde e postos volantes como shoppings centers, supermercados e associações, Doze terreiros de matrizes africanas (Candomblé) também abriram suas portas. Distribuídos nos seis distritos sanitários da Cidade, os centros também funcionam no mesmo horário dos postos e atendem ao público tanto interno quanto externo.

Benefício - A imunização reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados, diminuindo ainda as mortes hospitalares por pneumonia e gripe e as relacionadas às outras doenças respiratórias. Atualmente, a vacina contra a Influenza é a arma mais eficaz contra a enfermidade e, por isso, a campanha também serve como um alerta para que a sociedade procure o serviço municipal de saúde para receber as doses.

Quem ainda tiver dúvidas a respeito da vacinação deve ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço. A ligação é gratuita.