Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 30.04.19 - 16h07

PCR promove novo ciclo de atualizações para os guias de turismo do Recife

img_alt

Promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, este é o 6º ciclo de atualizações. Nesta etapa, os cadastrados tiveram acesso ao turismo criativo (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Para receber bem os visitantes que chegam à cidade, é essencial uma equipe preparada. Pensando em atualizar os profissionais que atuam com turismo, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, realizou, nesta terça-feira (30), o 6º Ciclo de Atualizações de Guias de Turismo do Recife. As capacitações acontecem semestralmente.

Cinquenta guias de turismo cadastrados foram levados de catamarã à Ilha de Deus e, de ônibus, à Bomba do Hemetério, atendendo às ações do Plano de Turismo Criativo da cidade. O documento, pioneiro no Nordeste, foi lançado em dezembro do ano passado e foi construído com a colaboração de técnicos de turismo do poder municipal, das faculdades de turismo da cidade, do Sebrae, empreendedores da área e sociedade civil. A redação final do plano direciona as ações para a implementação, de maneira mais eficaz, do turismo criativo na cidade.

Guia de turismo há mais de 20 anos, Erani Costa, de 52 anos, atua no âmbito nacional e internacional, mas esta foi a primeira vez que ela participou de uma vivência na Ilha de Deus. "Esta atualização é essencial para que a gente agregue valor tanto ao nosso serviço quanto a ajudar a fomentar o turismo local de uma comunidade. A gente cresce com mais conteúdo e a comunidade se favorece porque ganha mais visibilidade no turismo", afirmou.

Darcilene Santana, de 35 anos, é turismóloga e trabalha como guia de turismo há três anos. Ela, que está fazendo especialização em Museus, Comunidades e Identidades acredita que a qualificação promove crescimento. "Eu já tinha muita vontade de conhecer mais sobre o turismo de base comunitária da cidade, é um turismo que vem crescendo em todo o mundo. É, sem dúvida, um crescimento pessoal e profissional".

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, reforça a importância do trabalho dos guias de turismo na cadeia produtiva e na receptividade de quem chega à cidade. "A gestão municipal trabalha na estruturação do destino. Proporcionar ainda mais qualificação para o profissional que trabalha com o turismo é essencial para fortalecer a nossa cidade enquanto atrativo turístico". Esta etapa da atualização contou com apoio da Rede Nacional de Turismo Criativo do Brasil (RECRIA), do Catamaran Tours e do Sindicato dos Guias de Turismo.