NOTÍCIAS

Cultura | 30.05.11 - 17h35

Baterias nos semáforos entram em funcionamento na prática

A primeira ocorrência aconteceu no grupo de sinais do cruzamento das avenidas Agamenon Magalhães com Carlos de Lima Cavalcanti

Na noite deste domingo (29), o novo sistema de baterias nos semáforos do Recife teve o seu funcionamento verificado na prática. Por conta de uma variação na rede de energia elétrica fornecida pela Celpe, o “no break” foi acionado de imediato e o sinal continuou a trabalhar normalmente, não prejudicando o trânsito. O caso ocorreu no semáforo de número 075, na avenida Governador Agamenon Magalhães com a avenida Carlos de Lima Cavalcanti, no Derby.

A bateria alimentou o semáforo por volta das 22h30 até quase a meia-noite. Um item importante que também faz parte da modernização da rede de 210 grupos semafóricos é que da central de monitoramento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), os técnicos ficarão sabendo quando a segunda fonte de energia entrar em funcionamento e quanto de carga ainda resta.

A modernização desse cruzamento foi realizada na madrugada do último domingo (29). O serviço incluiu, além da instalação da bateria, a troca do gabinete, o controlador do sinal, cabos de comunicação, aterramento e uma melhor vedação para evitar a entrada de umidade. A iniciativa integra o Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, lançado no último dia 11 pelo prefeito João da Costa e que prevê uma série de intervenções para melhorar a mobilidade urbana do Município. A cada mês será contemplado um conjunto de vias definido por região do Município, num custo total de R$ 2.158.650,00 e com a previsão de conclusão no próximo mês de agosto.