Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.05.17 - 10h28

Jovens em situação de vulnerabilidade social iniciam curso de formação sobre o mundo do trabalho

img_alt

A formação gratuita é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, através do Acessuas Trabalho, e o Ensino Social Profissionalizante (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Trinta jovens em situação de vulnerabilidade social iniciaram, nessa segunda-feira (29), o curso gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Ensino Social Profissionalizante (Espro). As assistentes sociais do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, fazem a interlocução entre as instituições parceiras que oferecem os cursos e os estudantes. A aula inaugural aconteceu na sede da Espro, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife.

A equipe do Acessuas acompanha os estudantes durante todo o percurso, desde a articulação e mobilização até o monitoramento da frequência nas aulas e a inserção no mundo de trabalho, além de garantir o transporte e a alimentação dos estudantes. Através de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional, o Acessuas Trabalho Recife objetiva ampliar as oportunidades de emprego das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como forma de buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social. Já o Espro é responsável pelo material didático, fardamento, professor e por ceder o espaço para as aulas. Esta é a segunda turma formada pelo Espro nesta parceria com o Acessuas Trabalho Recife.

O público prioritário dos cursos de formação são os jovens de 18 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social que estejam preferencialmente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais – sistema do Governo Federal que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. De acordo com a coordenadora do Acessuas Trabalho Recife, Catarina Márcia, 59 jovens foram encaminhados para o Espro pelas assistentes sociais dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Prefeitura do Recife. O Espro fez análise dos perfis e entrevistas individuais para poder escolher os 30 jovens que participam da formação.

“O mundo do trabalho é extremamente seletivo e vocês não podem perder essa oportunidade. O Espro é um dos parceiros da Prefeitura do Recife que mais encaminha jovens para o mercado de trabalho. Tenho certeza que o curso vai promover um impacto muito grande na vida de vocês”, afirmou Catarina Márcia.

A Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) tem carga horária total de 100 horas/aula – um mês de aula. De acordo com o professor Rafael Gama, o curso tratará demarketing pessoal, ética, matemática e português básicos, noção de administração, como se portar numa entrevista de emprego, como elaborar um currículo, como funciona a rotina de uma empresa, como se comunicar com gestores e colegas de trabalho, uso das redes sociais, informática básica (Word, Powerpoint e Excel), entre outros pontos. “Já dei oito cursos desse e vejo que normalmente os jovens que saem daqui mudam de postura e conseguem se inserir no mercado de trabalho”, contou o instrutor.

De acordo com a supervisora educacional do Espro, Leila Dias, os jovens saem do curso com o currículo pronto e inserido no banco de dados da instituição, que é acessado por mais de duas mil empresas parceiras. “Vocês vão receber um certificado e vão sair daqui sabendo como se portar no mundo do trabalho. Esse curso serve justamente para orientá-los para que vocês possam dar o pontapé inicial”, disse a representante do Espro.

Morador do Coque, Rebert Henrique da Silva, 20 anos nunca trabalhou nem estagiou, e viu no curso uma oportunidade de conseguir o primeiro emprego. “Espero aprender como devo me comportar no mercado de trabalho, como devo me vestir e me apresentar, para não chegar nas entrevistas sem saber de nada. Acho que vou ter dificuldade de me comunicar em grupo porque sou muito tímido, mas espero melhorar isso durante o curso”, disse o jovem.