NOTÍCIAS

Cultura | 30.06.11 - 19h31

Parque de Apipucos ganha o nome do escritor Maximiano Campos

O projeto do Parque visa à criação de uma área de lazer voltada para educação ambiental

O Parque de Apipucos, que está sendo construído pela Prefeitura do Recife, por meio do projeto Capibaribe Melhor, renderá homenagens ao escritor Maximiano Campos, pai do governador Eduardo Campos. O prefeito João da Costa sancionou, no Diário Oficial do Recife desta quinta-feira (30), a Lei 17.722/11, de iniciativa do vereador Augusto Carreras, que denomina a área de lazer de Parque Maximiano Campos.

Personalidade - Escritor, bacharel em Direito, Maximiano Accioly Campos nasceu no dia 19 de novembro de 1941, no Recife. Foi superintendente do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco; cronista do Diário de Pernambuco e secretário de Turismo, Cultura e Esportes (janeiro de 1987 a dezembro de 1998), na gestão do governador Miguel Arraes. Também foi funcionário da Universidade Federal de Pernambuco.

Participou do lançamento do Movimento Armorial, criado pelo escritor Ariano Suassuna, na década de 1970. Publicou 17 livros. Sem Lei nem Rei foi sua primeira obra e mais conhecida, abordando a briga entre coronéis do sertão e da zona da mata do Estado. Também se destacam: As Emboscadas da Sorte; O Major Façanha; As Sentenças do Tempo; A Loucura Imaginosa; O Viajante e o Horizonte, última obra do autor – publicada em 1997. Faleceu no dia 06 de agosto de 1998. Em 2008, foi publicada a quarta edição de seu primeiro romance – Sem Lei nem Rei, pela editora Escrituras, SP.

Projeto - O projeto do Parque de Apipucos visa à criação de uma área onde a educação ambiental seja o foco principal, tendo para isso um espaço público de contemplação, lazer recreativo e cultural. A criação da área também facultará à população a visualização do Rio Capibaribe, na parte leste do equipamento. Este trecho será chamado de “Janela para o Capibaribe” e abrigará o Polo Recreativo-Cultural.

Piers, mirante, passeios e ancoradouro são alguns dos espaços que serão implantados. Também serão urbanizadas e arborizadas as margens do açude de Apipucos, situado no lado esquerdo do Rio Capibaribe, próximo à BR-101, por meio da criação do Polo de Educação Ambiental, e será implantado o Programa de Peixamento. Serão criadas vagas para estacionamento de carros de passeio e ônibus.

A implantação do Parque de Apipucos faz parte do projeto Capibaribe Melhor, que também prevê a recuperação total do Parque do Caiara e a expansão e requalificação do Parque de Santana. Os três equipamentos receberão investimentos da ordem de R$ 24,5 milhões, com recursos do Bird e contrapartida do Município. As intervenções têm o objetivo de criar um grande parque linear, ao longo das margens do Rio Capibaribe, tendo como âncora os três parques e o da Jaqueira, chegando até o Derby.