NOTÍCIAS

| 30.06.11 - 11h10

Prefeitura e Hemope promovem campanha de doação de sangue com servidores

Tanto funcionários quanto a população em geral podem participar do mutirão, que acontece durante toda a quinta-feira (30)

Por Marcela Sotero

A fim de reforçar o estoque de sangue da Fundação Hemope, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, promove, durante toda esta quinta-feira (30), no estacionamento do edifício-sede, na Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, uma campanha de coleta de sangue. A unidade móvel do Hemope estará disponível, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. Durante a campanha, que tem como tema “Doando sangue no Hemope: você transforma vida em esperança”, os servidores e a população em geral podem realizar este ato de amor e solidariedade.

A parceria já acontece há mais de 20 anos e esta é a primeira vez que o ônibus está no estacionamento do prédio da gestão municipal. “Dessa forma esperamos facilitar a vida do servidor ou a população que não tem disponibilidade de ir à sede do Hemope. Ao doar o sangue aqui na PCR, o doador recebe uma carteirinha e, caso ele ou algum familiar precise, nós, da gestão municipal, entramos em contato com a fundação e conseguimos o sangue de qualquer tipo”, disse a gerente de Benefícios e Desenvolvimento Social da Secretaria de Administração e uma das coordenadoras da parceria, Nilza Elizabeth Guimarães Salazar.

Ainda de acordo com a coordenadora, outra vantagem é que, em caso de doenças, as cartas são enviadas diretamente à residência do doador. “Muita gente descobriu durante a doação aqui na PCR que tem algum tipo de doença, como hepatite ou DST. Nos nem ficamos sabendo qual foi o servidor, apenas, que o Hemope deu toda a assistência gratuitamente”, completou Salazar.

Para a assistente social do Hemope, Rosa Cristina Schaffer, essa ação é fundamental. “Essa ação representa o compromisso do cidadão na conscientização, especialmente porque estamos precisando de todos os tipos sanguíneos, a situação hoje é praticamente crítica”.

Portadora da carteira de doadora fornecida pela PCR, a servidora da Secretaria de Turismo, Helena Silva, mais uma vez cumpriu com o seu papel de cidadã. “É um sentimento bom, especialmente por ter a certeza de que estou ajudando vidas de quem precisa, e o melhor: o pouco que se tira não me faz a menor falta”. Já Wagner Roberto, da Secretaria de Cultura, está doando pela primeira vez. “A minha expectativa é grande, afinal, é um dos principais atos de caridade que alguém pode proporcionar. E o fato de ser aqui no trabalho facilitou bastante para essa minha iniciativa”, completou.

Doação - Podem doar sangue homens e mulheres, com idade entre 16 e 68 anos, peso acima de 50kg e gozando de boa saúde. Para doar é necessário apresentação de documento oficial de identificação com foto; não ter tido doenças como: Hepatite, Malária, Doença de Chagas ou ter risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis, como: Sífilis, AIDS, entre outras. Os profissionais do Hemope também orientam os doadores a não ingerirem bebida alcoólica nas últimas 24h antes da doação; estar alimentado, evitar a ingestão de alimentos gordurosos; obedecer o intervalo de doação: 90 dias (homem) e 120 dias (mulheres); não estar grávida ou amamentando; não estar fazendo uso de medicação controlada ou em tratamento médico.

Maiores Informações pelo telefone Disque Doação de Sangue – 0800.0811535.