NOTÍCIAS

Mulher | 30.06.15 - 10h42

Prefeitura do Recife dá início às Pré-Conferências da Mulher

img_alt

Ao todo, serão 11 encontros que irão discutir mais políticas e poderes para as recifenses.

No próximo sábado (4), tem início as Pré-Conferências da Mulher, convocada e realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher e do Conselho da Mulher do Recife. A primeira de onze reuniões será na Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, no bairro de Santo Amaro, das 13h às 17h. As reuniões preparatórias visam discutir mais políticas e poderes para as mulheres, além de eleger delegadas para a VI Conferência Municipal da Mulher, que será realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, no Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Segundo a secretária da Mulher, Elizabete Godinho, iniciar a discussão sobre políticas públicas e direitos das mulheres é de extrema importância. "As Pré-Conferências visam garantir a participação feminina em todas as instâncias da cidade, debatendo temas que são caros para nós, como o direito reprodutivo e sexual das mulheres. E a gestão está aberta não só ao diálogo como também empenhada em garantir os direitos, uma maior representatividade e participação das recifenses no espaço urbano. Além disto, ampliamos o debate, queremos toda a diversidade das mulheres, as trans, lésbicas, com deficiências, idosas, negras. Vamos ouvir, discutir e levantar propostas para a Conferência", disse.

"As Pré-Conferências visam garantir a participação feminina em todas as instâncias da cidade, debatendo temas que são caros para nós, como o direito reprodutivo e sexual das mulheres".

Entre os eixos temáticos que serão discutidos estão o Sistema de Política para as Mulheres com Controle Social; Mulher e Direito à Cidade; Enfrentamento à Violência; Educação não-sexista, anti-racista e não-lesbofóbica; Atenção Integral à Saúde das Mulheres e Respeito aos Direitos Sexuais e Reprodutivos; Autonomia Econômica das Mulheres e Sistema Político com Participação e Igualdade para as Mulheres. Em todos os temas, serão respeitados os recortes raciais e a diversidade sexual.

Poderão participar dos debates - com direito à voz, voto e ser eleita delegada para a VI Conferência - todas as moradoras do Recife, com idade a partir dos 16 anos. Serão necessários, no mínimo, cinco votos das participantes inscritas para se eleger delegada. Nove encontros serão realizados em todas as Regiões Político Administrativas do Recife, um direcionado a representantes das Entidades Gerais e uma às Servidoras Municipais da Prefeitura do Recife.

Documentos para download: