Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Juventude | 30.06.16 - 20h57

Prefeito entrega 4 mil certificados a concluintes de cursos profissionalizantes

img_alt

Evento de formatura foi realizado na tarde desta quinta-feira (30), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco (Foto: Andréa Rêgo Barros/PR)

 

Cerca de quatro mil recifenses que concluíram os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura do Recife receberam seus certificados na tarde desta quinta-feira (30). O prefeito Geraldo Julio participou do evento de encerramento do semestre letivo promovido pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. 

"São quatro mil pessoas que agora têm uma profissão e podem ir para o mercado de trabalho seja para ter sua carteira assinada seja para gerar a sua própria renda com alguma atividade que ele aprendeu aqui . Interessante que ao chegar aqui eu já recebi alguns cartões de apresentação de formandos que receberam o seu certificado hoje, mas já têm o seu cartãozinho apresentando seus serviços para poder ter a sua renda. E também o professor que aqui deu o depoimento que encontrou um aluno na rua e o aluno foi agradecer porque tinha tido a sua carteira assinada como eletricista", declarou o prefeito Geraldo Julio.  

O gestor municipal destacou que essa é a transformação que as escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife querem fazer. "As pessoas entram na escola, fazem o seu curso, se esforçam, têm que se desdobrar, mas saem de lá com a sua profissão". 

Entre os formandos deste semestre está Rosimere Bezerra, de 43 anos, que concluiu o curso de pastelaria na Escola Profissional Zuleide Gomes Monteiro e comemorou a mudança de vida. "Eu já fiz confeitaria, doces e salgados e agora pastelaria. Eu estou trabalhando na área para mim mesmo, vou montar uma casa de bolos, tenho uma proposta de trabalho para atuar numa padaria. A minha vida já melhorou um bocado. Eu já consegui comprar um fogão industrial para mim, uma geladeira grande e uma freezer. Por causa dos cursos eu estou indo muito bem", contou.  

Além da entrega de certificados, o evento de formatura contou com uma exposição de trabalhos e produtos produzidos pelos formandos em diversos cursos como artesanato, confeitaria, bijuteria, culinária, doces e salgados, entre outros; desfile de moda produzido por alunos concluintes dos cursos de corte e costura, cabeleireiro, penteados e maquiagem e artes serigráficas; e um grande arraial.  

O secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Darlan Sampaio, destacou os investimentos realizados nas escolas profissionalizantes. "Nossas escolas estão mais estruturadas, com equipamentos novos para possibilitar que os nossos alunos possam encontrar vagas no mercado de trabalho", pontuou.

PROFISSIONALIZANTE – A rede profissionalizante do Recife é formada por 17 escolas que oferecem, a cada semestre, aproximadamente 4 mil vagas para cerca de 50 cursos gratuitos. O novo processo seletivo para preenchimento de vagas está previsto para a primeira quinzena de julho.