Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 30.06.17 - 11h11

Alunos da rede municipal exibem curtas de animação no 21º Cine PE

img_alt

A Mostra, que aconteceu no Cinema São Luiz, exibiu as animações “A Vida do Carneirinho”, “Cadê a Princesa” e “Racismo no Aeroporto” (Foto: Ronaldo Almeida/Divulgação)

 

Estudantes de três escolas da rede municipal de ensino do Recife exibiram, na última quinta-feira (29), curtas de animação durante a Mostra Infantil de Cinema na 21ª edição do Cine PE, realizada no Cinema São Luiz. Compareceram ao evento cerca de 400 estudantes e 40 professores de outras 13 escolas. Também lotaram a sessão alunos da rede pública de ensino do Estado.

A Mostra exibiu as animações “A Vida do Carneirinho”, “Cadê a Princesa” e “Racismo no Aeroporto” produzidas, respectivamente, pelos estudantes das Escolas Municipais Costa Porto, Pedro Augusto e São Cristóvão. Os vídeos foram produzidos pelos alunos em um minicurso ministrado pelo produtor Eduardo Cavalcante em novembro de 2016.

Na abertura da sessão, o diretor executivo de Tecnologia na Educação da Secretaria Municipal de Educação, Francisco Luis dos Santos, ressaltou a importância de assistir a filmes, além de produzi-los. “Estar em cinema tão bonito como o São Luiz é um privilégio e participar do Cine PE, tenho certeza, é uma experiência interessante para todos os estudantes. É importante assistir a filmes e conhecer a linguagem do cinema para agregar conhecimento”, avaliou.

A produtora do Cine PE, Sandra Bertini, falou sobre a Mostra Infantil. “Garantimos espaço na programação para filmes direcionados às crianças porque acreditamos que, desde cedo, o cinema pode ajudar na formação dos estudantes. Além de assistir a filmes, os jovens também podem produzir. É isso que vimos hoje aqui”, comemorou.

De acordo com a professora de Arte da Escola de Tempo Integral Pedro Augusto, Suzana Vital, os estudantes já conhecem produção de filmes de animação. “Eles têm aula de stopmotion na escola, já têm contato com a linguagem do cinema. Por conta disso, já fizeram outros filmes que foram premiados em outros festivais”, explicou. “Não temos como objetivo participar de festivais, mas as produções já extrapolaram os muros da escola. Isso é gratificante”, completou Suzana.

Maria Clara Costa, estudante que participou da produção do curta “Cadê a Princesa”, disse que aprendeu mais do que esperava durante o trabalho. “Fiquei responsável pela fotografia e adorei esta área. Tive que ter muita paciência, porque precisei fazer várias fotos da mesma cena”, contou.

Yuri Bras também fez parte da equipe do curta e acredita que o que aprendeu nas aulas de stop motion ajudou na produção da animação. “Foi uma experiência nova. Conheci equipamentos para produção de filme. A formação aprimorou o que já tinha aprendido na escola”, explicou. Os dois estudantes têm 13 anos de idade e cursam o 8º ano do ensino fundamental. Além deles, ainda participaram da produção do curta Arão Apollo, Fabiana de Souza, Matheus Josephi e Wellington Mariano.

Além dos curtas de animação produzidos pelos estudantes da RMER, os jovens assistiram, no Cinema São Luiz, ao longa-metragem “Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina”.

 

Equipes que participaram do Cine PE:

 

Escola Municipal Costa Porto. Animação: A vida do carneirinho. Direção: Erin João Vinícius, Jackson Luan, Juacy Filho, Luan Larry, Matheus dos Santos e Ruan Nestor. Duração: 1’49”.

Escola Municipal de Tempo Integral Pedro Augusto. Animação: Cadê a princesa. Direção: Arão Apollo, Fabiana de Souza, Matheus Josephi, Maria Clara Costa, Wellington Mariano, Yuri Braz. Duração: 2’24”.

Escola Municipal São Cristóvão. Animação: Racismo no Aeroporto. Direção: Caio Lúcio, Joyce Vitória, Klesla Macena, Letícia Clara, Maria Hariel, Pablo Edilson. Duração: 1’43”