Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 30.06.17 - 16h16

Último fim de semana junino no Recife

img_alt

Na noite de hoje (30), tradicional festa dedicada ao orixá Xangô enche o Pátio de coloridas e históricas celebrações, a partir das 19h. Amanhã, tem quadrilha na UR-II e no Ibura (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Ciclo Junino 2017, oferecido pela Prefeitura do Recife aos matutos e matutas da capital, chega ao último fim de semana de programação. Para encerrar os festejos em grande estilo, o Pátio de São Pedro recebe hoje (30), a Festa do Fogo, uma celebração dedicada ao Orixá Xangô, divindade do Trovão e da Justiça, e seu elemento, o Fogo. Amanhã, tem mais programação na cidade, com apresentação de quadrilhas na UR-II e no Ibura e muito forró nas ruas vencedoras do Concurso Eu Amo Minha Rua.

A Festa do Fogo é uma ação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Na cerimônia, os seguidores do Candomblé cantam e reverenciam seu belo rei, num ritual de energias positivas e devoção.

Serão entoados cânticos de louvor a Xangô e seus devotos comem o gbègìrì, prato predileto do orixá, feito com quiabo, carne de peito bovina, rabada bovina, camarão, castanha, amendoim, cebola, cebolinha, pimenta, sal e muito azeite de dendê para o santo.

O fogo, elemento principal de Xangô, também é reverenciado na festa. Como parte da cerimônia, os devotos dançam ao redor de uma grande fogueira, exaltando seu o rei com cânticos. A festa é aberta ao público.

Amanhã (1º), o colorido das quadrilhas toma conta do último dia de programação junina na capital. Vai ter mostra de quadrilhas na quadra da Escola Professor Padre Lebre, localizada na Rua Angra dos Reis, UR-II, e na Escola Professor Jordão Emerenciano, no Ibura, encerrando o passeio da roça.

 

Confira a programação:

 

Dia 30

Festa do Fogo

19h - Abertura (Cânticos ao ÒRÌSÀ ÈSÙ) e o Acender da Fogueira

19h30 - Continuação do SIRÈ (cânticos aos Òrìsà, Vodun, Nkise - Divindades do Panteão Africano)

21h - Cânticos para SÀNGÓ, HEVIOSO e NZAZI (Roda para o REI)

22h - Encerramento do SIRÈ (Cânticos e Rezas)

 

Dia 1º de julho

Arraiais dos vencedores do concurso Eu Amo Minha Rua

Apresentação de quadrilhas no Ibura e na UR-II