Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.07.18 - 19h36

Prefeitura promove 1º Encontro dos Grupos de convivência da Pessoa Idosa do Recife

img_alt

Mais de 60 grupos participam do evento que tem extensa programação (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Prefeitura do Recife promoveu, nesta segunda-feira (30), o 1º Encontro dos Grupos de Convivência da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, e foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, por intermédio da Gerência da Pessoa Idosa. Cerca de 150 pessoas participaram do encontro, entre coordenadores e integrantes dos 69 grupos espalhados em diversos bairros, abrangendo as seis RPA´s da cidade. Nesses grupos são realizadas diversas ações culturais, palestras e cursos, além de jogos e atividades educativas, todas voltadas, de forma gratuita, para mais de três mil pessoas a partir dos 60 anos de idade.

Segundo a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros, o principal objetivo do encontro é fortalecer a própria existência desses grupos de convivência, promovendo a integração entre eles. “Também estamos aqui para escutar as suas demandas e sugestões, sempre na perspectiva de contar com eles na busca de soluções, além de incentivar a criação de novos grupos em toda cidade”, revelou a gerente. “O mais antigo é o Amiga Lourdinha, de 35 anos, da RPA-6”, afirmou.

O encontro foi aberto pelo gerente de Direitos Humanos do Recife, Paulo Moraes, que deu boas vindas aos participantes. “Esse evento é muito especial, pois é uma grande oportunidade de discutir com os representantes dos idosos ações de melhoria no atendimento", frisou. Cacilda Medeiros falou logo depois sobre as principais atividades desenvolvidas nesses grupos. Já a palestra principal do evento teve como convidada Sálvea Campelo, especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG.

Entre outros temas, ela lembrou que a crise política e econômica que atinge o Brasil não está permitindo grandes avanços de direitos na área de proteção aos idosos. “Nesse momento o mais importante é lutar pela manutenção do que foi conquistado, já que a ameaça de redução de direitos é uma realidade”, afirmou, referindo-se a pauta atual de reformas, como a trabalhista e da previdência. O encontro prosseguiu até o final da tarde com reuniões temáticas em ambientes separados por RPA.

Com 80 anos de idade, Edna Correia da Silva, é um exemplo de participação nos grupos de convivência. Ela mora na UR-2, no Ibura, mas integra quatro grupos distintos na zona sul da cidade. “Considero esse primeiro encontro importantíssimo, pois os participantes  vão poder voltar para seus grupos com o conhecimento renovado e atualizado sobre nossos direitos. Os próprios grupos são locais de combate ao isolamento e à solidão, de formação de novas amizades. São neles que muitos encontram paz e um bom motivo para viver melhor”, explicou.

A psicóloga Renata Bezerra de Sena, de 36 anos, coordena 160 idosos divididos em quatro grupos na sede da LBV, no bairro dos Coelhos. Ela conta que a parceria com a PCR é de fundamental importância para manutenção de seu trabalho. “Além das políticas públicas colocadas à nossa disposição, a Prefeitura sempre nos orienta, envia palestrantes, promove visitas e passeios pela cidade. Esse intercambio inclui ainda a realização de festas direcionadas aos idosos, durante o São João e o Carnaval. Minha expectativa é que esse encontro de hoje fortaleça ainda mais essa parceria”, argumentou.