NOTÍCIAS

Esportes | 30.09.11 - 12h05

Festa marca encerramento da 4ª edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa

Foram duas semanas de atividades esportivas e culturais, mobilizando mais de dois mil idosos

Neste domingo (02), a partir das 14h, no Geraldão, a Prefeitura do Recife realiza o encerramento dos 4° Jogos Municipais da Pessoa Idosa. A programação da cerimônia irá contar com a premiação de todos os participantes além das apresentações de Leonardo Sullivan e Adilson Ramos. A expectativa é de que 3.000 pessoas participem.

A grande novidade dos jogos deste ano foi a descentralização do evento no período de oficinas. Além do Geraldão, equipamentos de esporte e lazer nas seis RPAs da cidade também receberam as vivências esportivas e culturais, além de palestras. Foram quatro dias de oficinas de dança, yoga, artesanato, ginástica artística, artes marciais, entre outras, gratuitas e abertas ao público em geral.

Para a disputa, puderam se inscrever apenas pessoas de 60 anos ou mais. Eles competiram, entre os dias 25 e 28, no tiro ao alvo, caminhada, arremesso de arco, estafeta, damas, pelota, dominó, boliche, xadrez e ainda em adaptações de golfe, futsal, hóquei, voleibol, basquete e handebol. Como forma de prevenção, a Prefeitura garantiu testes de glicemia e pressão arterial para todos os participantes nos dias de atividades.

O objetivo dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa é a partir das competições e das oficinas, estimular a vivência de novas possibilidades de experimentação e expressão corporal, aproximando o segmento do idoso do esporte e das atividades de lazer. Além disso, os jogos também promovem a integração de diversos grupos de adultos e idosos da cidade.

Jogos Amistosos – Nesta quinta-feira (29), o dia foi dedicado às apresentações dos grupos inscritos para os jogos. Durante toda a manhã, idosos e idosas de todas as regiões do Recife tiveram a oportunidade de mostrar suas produções, preparadas especialmente para os Jogos Municipais da Pessoa Idosa. “Foi tudo ótimo, uma maravilha. Perdi meu esposo há pouco tempo, mas ele também fazia parte disso aqui e onde estiver está feliz porque estou muito satisfeita”, disse Aurinete Luzia da Silva, 79 anos, que estava empolgada com o baile de encerramento do sábado (01). “Não só eu, todo mundo vai estar aqui”.

As apresentações também contaram pontos para os quase 60 grupos que fizeram espetáculos de dança, música e até leituras de literatura de cordel. “Era melhor ficar em casa vendo televisão?”, questionou seu José Portela, 68 anos. “Isso aqui está trazendo esporte e lazer que com certeza nos traz mais vigor e vontade de viver”, disse ele, que foi rei do carnaval da pessoa idosa, promovido pela PCR, neste ano.