NOTÍCIAS

Cultura | 30.09.11 - 19h10

Modernização semafórica do Recife é tema de encontro do Clube de Engenharia

Presidenta da CTTU prestigiou o evento que tratou da ação municipal de melhoria dos equipamentos de trânsito

A modernização semafórica do Recife foi o tema principal do encontro mensal promovido, no início da tarde desta sexta-feira (30), pelo Clube de Engenharia de Pernambuco. Realizado em um restaurante do bairro de São José, o evento contou com a presença da presidenta da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa, demais gestores do órgão municipal e de associados do grupo.

O gerente de Sinalização Semafórica da CTTU, Nelson Nogueira, detalhou toda a evolução da rede de sinais de trânsito do Recife, os tipos de equipamentos utilizados ao longo do tempo, até as técnicas mais modernas utilizadas. Nelson falou também sobre as baterias instaladas com a finalidade de evitar o desligamento dos semáforos, especialmente nos dias de chuvas intensas. “O papel da sinalização semafórica é de suma importância para a preservação de vidas no trânsito”, explicou Nelson.

Estamos promovendo esses encontros no clube sobre mobilidade considerando a importância crucial que o tema tem para a população. É uma questão ampla que não começou hoje e não será resolvida agora. Entre as apresentações, nós promovemos encontros de trabalho para debater cada apresentação e assimilar as informações”, informou o presidente do Clube de Engenharia, Alexandre Santos. Ainda segundo o representante da entidade, as conclusões desses simpósios serão reunidas num documento com contribuições e entregues às autoridades envolvidas com o tema.

No evento, foi destacada a quantidade de semáforos na Cidade, atualmente 643, a questão da vantagem econômica e de segurança das lâmpadas do tipo LED, a relação entre sinais veiculares e de pedestres, e o trabalho de modernização dentro do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, lançado em maio pelo prefeito João da Costa. Concluído no início desde mês de setembro, a intervenção promoveu a melhoria de 210 grupos semafóricos nos principais corredores viários do Recife, a exemplo das avenidas Agamenon Magalhães, Norte, Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Morais e outras.

Para a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, encontros como esse são importantes para que a população possa conhecer o que a gestão municipal está fazendo com a finalidade de melhorar o trânsito do Recife. “É sempre bom falar e ouvir as pessoas sobre as nossas ações, mostrando que estamos promovendo medidas visando uma melhoria do trânsito da Cidade. A modernização dos semáforos com a colocação de baterias é uma dessas medidas, pioneira em todo o Brasil, e que tem garantido menos transtornos aos cidadãos nas vias”, concluiu a gestora.