NOTÍCIAS

Cultura | 30.09.11 - 19h17

Prefeitura do Recife realiza III Fórum de Gênero do Recife

O evento foi aberto ao público e reuniu 185 pessoas

Por Anne Benevides

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretária da Mulher, realizou na tarde desta sexta-feira (30), no auditório do Bloco J da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o III Fórum de Gênero do Recife. O evento contou com o apoio do Conselho Municipal da Mulher, do Fórum Temático da Mulher do Orçamento Participativo e da própria Unicap.

Com objetivo de fortalecer o Centro de Referência Clarice Lispector e a Casa Abrigo Sempre Viva (rede de serviços de atendimento à mulher), de capacitar mulheres na participação e controle social, o encontro abordou a temática “Cidade Segura para as Mulheres e Mobilidade Urbana”. O evento, que foi aberto ao público, reuniu 185 pessoas.

De acordo com Rejane Pereira, secretária Especial da Mulher, o debate contribui para melhorar a qualidade de vida das mulheres. “Através desses encontros, conseguimos atender os anseios da sociedade feminina. No fórum, reunimos as diferenças e discutimos políticas para as mulheres”, conclui.

Durante o evento, os participantes receberam livros contendo informações sobre a lei Maria da Penha e cartilhas explicativas sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Ainda no encontro, o público pode assistir vídeos e palestras.

A segurança das mulheres vai além de uma proteção judicial, pois a polícia atende de maneira emergencial. Elas precisam de assistência social e psicológica”, declara Lenise Valentin, gestora do departamento de Policia da Mulher.

Além de Rejane Pereira, secretária Especial da Mulher, a mesa foi composta por Rivane Arantes, representante do S.O.S Corpo; Ivanir Ventura, representante da Guarda Municipal; Lenise Valentin, gestora do departamento de Policia da Mulher; Aline Fagundes, coordenadora do Fórum Temático da Mulher do Orçamento Participativo; Helena Roberta, coordenadora do Conselho Municipal da Mulher e Flávia Gomes, coordenadora dos projetos da Empresa de Urbanização do Recife (URB).

Ainda participaram do evento, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), da Companhia de Transporte e Transporte Urbano (CTTU), do Instituto Pelópidas Silveira e da Diretoria de Controle Urbano (Dircon).