NOTÍCIAS

Cultura | 30.09.11 - 13h51

Recife comemorou Dia Mundial do Turismo com palestras

Plateia formada por estudantes e representantes do Trade Turístico ouviu sobre os preparativos para a Copa 2014 e impacto das redes sociais no setor

O Dia Mundial do Turismo foi comemorado no Recife, na noite desta quinta-feira (29), com duas palestras de alto nível, em uma nítida demonstração de que a capacitação profissional deve ser cada vez mais valorizada. O secretário de Turismo do Recife, André Campos, mediou as palestras do turismólogo e secretário executivo da Secopa do Governo do Estado, Gilberto Pimentel, e o professor Gil Giardelli, especialista em redes sociais. O evento aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, e contou com a presença de estudantes de turismo de todas as faculdades da Região Metropolitana como também representantes do Trade Turístico.

Gilberto Pimentel apresentou as obras estruturadoras em andamento no Estado para sediar o mundial esportivo em 2014. “A Copa do Mundo é um projeto transversal que vai proporcionar o desenvolvimento econômico e social com impacto nos próximos 15 a 20 anos. O evento contribui também para uma maior celeridade na execução de projetos como os de mobilidade urbana com intervenções que ficarão de forma permanente”, afirma. Entre as principais obras, a via expressa que vai ligar a Zona Sul da cidade, a Via Mangue, o Corredor Norte-Sul, o Corredor Leste-Oeste, a duplicação da BR-408 e o Ramal Cidade da Copa.

Ainda de acordo com Pimentel, a Arena Multiuso, que está em construção, sediará não apenas os jogos do mundial como deverá ser utilizada para grandes shows e eventos internacionais. Até o momento, a obra encontra-se com 17% de conclusão e deverá atingir 30% até dezembro de 2011. Mais de mil funcionários trabalham no local. “A Copa é oportunidade de fortalecimento da imagem institucional, de aceleração da modernização urbana, promoção e qualificação de produtos e serviços, desenvolvimento turístico, atração de novos investimentos e de deixar um legado social e educacional do Brasil enquanto potência esportiva”, completa.

Já Gil Giardelli provocou um grande impacto no público com uma palestra emocionante que foi muito além do tema inicial sobre redes sociais e novas formas de trabalhar o turismo na era digital. “O brasileiro é um contador de grandes histórias, de coisas mágicas e o turismo terá um grande impacto quando todos contarem sobre as praias, a natureza, a história para o mundo, que tanto deseja e quer nos conhecer”, comentou. Segundo ele, é preciso colocar conteúdo na rede, compartilhar ideias, valores, usar o virtual para maximizar experiências na vida real. Giardelli apresentou inúmeros cases do que considera um mundo de inovação aberta onde a revolução é pelo conhecimento coletivo.

Para a estudante Michelle de Carvalho, o evento foi incrível. “A melhor forma de comemorar o Dia Mundial do Turismo é essa, com qualificação. Quanto mais conhecimento, melhor.” A amiga Ana Carolina de Medeiros também se entusiasmou com o que ouviu. “Pra gente é uma festa, pois é um momento de aprendizagem. Gostei de tudo”, afirmou. Outra aluna teve motivos a mais para comemorar. Isabela Tenório foi sorteada com um iPad. “Vai me ajudar muito. É a inclusão digital”, comemorou.

O secretário de Turismo do Recife, André Campos, avaliou como positivo o evento. “Foi um grande aprendizado.” Representantes do Trade Turístico também aprovaram a ação. “Gil Giardelli é fora de série”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Núncio Natrielli. O representante da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) João Regueira elogiou os palestrantes. “Extraordinário o nível de qualidade. Palestras ótimas para os jovens e os empresários”, completou. O presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Paulo Menezes, falou do diferencial do evento. “Muito bom comemorar com uma palestra aberta ao público, jovem e da área de turismo. A palestra mandou um recado de estímulo à juventude em que a grande força das mudanças em todos os segmentos está na criatividade.”