NOTÍCIAS

Esportes | 30.09.11 - 15h38

Secretário apresenta investimentos para a Copa em seminário

O secretário municipal da Copa do Mundo 2014, Amir Schvartz, participou, na manhã desta sexta-feira (30), do 6º. Seminário de Infraestrutura da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, focado nas oportunidades de negócios nas cidades-sede do evento. Realizado no hotel Dorisol, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, o seminário reuniu investidores e representantes do poder público.

 Durante sua explanação, o secretário apresentou as linhas-mestras do trabalho da Secopa, que tem como eixos principais os temas Mobilidade e Acessibilidade; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento do Produto Turístico; e Capacitação e Inclusão Social. A pasta recém-criada assume a responsabilidade pelo planejamento e coordenação das iniciativas da administração municipal para a realização da Copa, devendo também articular parcerias junto à sociedade civil organizada.

“O conjunto de investimentos públicos ligados à Copa do Mundo totalizará cerca de R$ 2 bilhões no Recife e região metropolitana. As obras vão garantir a realização de um grande evento, mas são pensadas como um legado permanente para a população”, explicou Amir. Ele falou da Via Mangue, maior investimento em mobilidade urbana das últimas décadas na cidade, que já está em andamento. “É uma obra com forte componente social, ambiental e de melhoria da mobilidade, que está garantindo moradia digna para quase mil famílias”, destacou.

Schvartz também ressaltou a implantação dos parques de Apipucos, Caiara e Santana, já em andamento, além do concurso público para  escolha do projeto para o futuro Parque da Tamarineira. “Na área de drenagem, temos 13 canais já em obras, o que vai contribuir para melhorar a qualidade ambiental e evitar alagamentos na cidade”, acrescentou, ressaltando também o crescimento da rede hoteleira, que crescerá de 12.600 para 18.660 leitos até 2014, e a capacitação de 20 mil pessoas nos dois últimos anos.