NOTÍCIAS

| 30.09.11 - 15h01

Secretário de Ciência e Tecnologia participa da cerimônia de inauguração do Telecentro de Dois Unidos

Durante a manhã desta quinta-feira (29), a comunidade de Dois Unidos teve grandes motivos para festejar. É que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), inaugurou um Telecentro no bairro, que fica na 2ª Região Político–administrativa (RPA 2) da cidade. O espaço público é composto por computadores conectados à internet em banda larga, onde serão realizadas atividades que promovam a inclusão digital e social da comunidade.

A cerimônia de inauguração do Telecentro do Conselho de Moradores do Sítio e Alto do Rosário (COMSAR), na Rua Engenheiro Célio de Carli, nº 40, contou com a participação do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, e de representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO); do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC); do Centro Marista Circuito Jovem; e da Casa de Passagem. Também compareceram ao evento moradores que já participam de cursos de qualificação social e profissional que a Prefeitura oferece no local, por meio do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ).

No Brasil, o sentimento de solidariedade, de juntar forças, de pensar o melhor, tem acontecido porque sabemos juntar parceiros. Então, eu vejo pessoas como a Cristina da Casa de Passagem, que foi aluna de cursos de organização social; vejo a Suzy, que teve interesse em implantar o programa na comunidade, trabalhando em parceria com a Prefeitura e agregando, ainda, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Serpro. É a luta do povo organizado que faz as coisas acontecerem” comentou Bertotti.

Anna Suzy Nóbrega, presidente do COMSAR, falou da história do espaço de inclusão digital da comunidade e agradeceu à participação e contribuição de todos para a implantação do telecentro. “Eu fui presenteada por Deus e pela comunidade que acredita no nosso trabalho. Para juntar pessoas e realizar alguma ação, nós só precisamos mostrar o nosso trabalho com união”, comentou Suzy, como é conhecida na comunidade.

Janailva Melo, moradora da comunidade e estudante do curso de recepcionista de hotel, está satisfeita com a implantação do telecentro no bairro: “eu não tenho computador em casa e desejo me atualizar. Para conseguir um emprego tenho que ter noções de informática. O meu filho, que tem 20 anos e estuda no mesmo curso de recepcionista que eu, também participará das aulas comigo”.

O telecentro é composto por um servidor e dez computadores conectados à Internet banda larga via satélite (antenas GESAC). O cidadão poderá utilizar os equipamentos para acessar a internet, fazer trabalhos escolares e profissionais, enviar e receber e-mails, além de ter acesso aos serviços públicos disponibilizados via rede mundial de computadores sem custo algum.

Os equipamentos são oriundos do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR), do qual a Prefeitura foi selecionada. O projeto, que foi elaborado pelo Núcleo de Inovação da SCTDE, por meio do Programa de Inclusão Digital (PID), contemplou 16 telecentros no Município, com unidades para recondicionamento e outras para implantação. Além disso, a proposta contemplou 35 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para os monitores bolsistas, e 35 vagas para cursos de formação voltados a bolsistas e os voluntários.