NOTÍCIAS

Cultura | 30.09.14 - 16h05

PCR comemora Outubro Rosa com ações de prevenção ao câncer de mama

[caption id="attachment_49271" align="alignleft" width="680"] Edifício-sede da prefeitura ganha iluminação especial. Programação se estende para todos os distritos sanitários da cidade. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife dá início às comemorações do movimento Outubro Rosa, que começa nesta quarta-feira (1º). Durante todo o mês, as Secretarias de Saúde, da Mulher e de Administração e Gestão de Pessoas vão desenvolver ações em todos os Distritos Sanitários da cidade para reforçar a luta contra o câncer de mama. Assim como vários prédios, o edifício-sede da PCR vai ganhar iluminação especial para chamar atenção da causa.

Nesta quinta-feira (2), a ação será voltada para as servidoras da Prefeitura com idade entre 50 e 69 anos. O mamógrafo móvel vai estar no estacionamento das 8h às 17h para a realização gratuita de exames de prevenção. Haverá também palestra sobre o câncer de mama e distribuição de fitas rosas e folders educativos sobre a doença. 

As ações também vão acontecer em várias unidades de saúde (incluindo Unidades de Saúde da Família e Policlínicas) de todos os Distritos Sanitários. As usuárias poderão realizar exames de coleta de citologia oncótica, atividades corporais com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Academia da Cidade. Agentes comunitários de saúde mobilizaram a comunidade incentivando os moradores a realizarem os exames preventivos.

De acordo com a gerente da Política de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do Recife, Ana Karla Mattos, a gestão tem trabalhado durante todo o ano no fortalecimento da prevenção. “Quando realizamos essas campanhas, conscientizamos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de mama, principalmente. Hoje, sobram vagas para exames preventivos na rede municipal”, afirmou Karla.

São realizados mais de 4 mil exames por mês nas clínicas conveniadas e quase 2 mil no caminhão. O veículo passa uma semana em cada Distrito – uma comunidade por dia. No mamógrafo móvel, a demanda é espontânea para as mulheres que fazem parte do grupo de necessidade – com idade entre 50 e 69 anos. É preciso levar cartão do SUS e documento de identidade. Nas clínicas, o exame é oferecido – através de encaminhamento – para as pacientes que não estão dentro do grupo prioritário.

Programação:

Programação completa do Outubro Rosa

Programa Amigo do Peito (Mamógrafo)