Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 30.09.15 - 21h47

Acessibilidade é discutida em oficina do Dia Mundial do Turismo

Programação encerra amanhã com o Fórum Panrotas, realizado pela primeira vez na cidade

 

Apesar de prevista por lei desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948,Human a acessibilidade pode ser considerada uma prática recente no mercado turístico nacional. Para melhor atender ao cada vez mais numeroso público de pessoas com deficiência, hoteleiros e prestadores dos serviços que compõem o trade estão se capacitando e adequando instalações e práticas. 

"Na verdade, a acessibilidade não diz respeito só às pessoas com deficiência. Mas a todos nós. É importante lembrar que, perante a lei, todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direito", disse Andreza Nóbrega, da Vouver Acessibilidade, que ministrou uma das oficinas oferecidas hoje na programação montada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para celebrar o Dia Mundial do Turismo na cidade.

Historicamente, disse, pessoas com deficiência foram deixadas à margem da sociedade. "Mas agora isso está, finalmente, mudando." E os prestadores de serviço, alertou, precisam estar atentos às demandas específicas desse público. Segundo Andreza, as práticas acessíveis precisam nortear desde a escolha do mobiliário até a formação do pessoal. "Muita gente sequer sabe se portar perante uma pessoa com deficiência. Fica constrangida, adota um comportamento superprotetor ou de pesar." 

De todas as barreiras com as quais as pessoas com deficiência precisam lidar em seu cotidiano, as mais difíceis de transpor, assegurou Andreza, são as atitudinais. "Os preconceitos e esteriótipos atrapalham muito." E, para vencê-los, o melhor a fazer sempre, em toda e qualquer circunstância, ensinou, é começar pelo começo: "simplesmente perguntando se a pessoa, seja ela cega, cadeirante ou surda, precisa de ajuda e como quer ser ajudada".

 

PROGRAMAÇÃO

Também foram realizadas hoje duas outras oficinas gratuitas, sobre turismo comunitário e museus.

A programação do Dia Mundial do Turismo, encerra amanhã com o Fórum Panrotas, evento nacional realizado pela primeira vez no Recife. Só para convidados, o evento será realizado a partir das 13h, no Hotel Courtyard Recife Boa Viagem e contará com discussões sobre o uso da internet para maximizar negócios turísticos, as transformações no mercado de viagens e sobre o que está acontecendo nos setores do turismo.