NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 30.10.15 - 14h02

Cemitério e praça em Santo Amaro recebem melhorias na infraestrutura

img_alt

Prefeito Geraldo Julio entregou obras de revitalização da capela, dos boxes de alimentação da Praça Numa Pompilho, além da manutenção dos jardins, da iluminação e das vias internas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção, popularmente conhecido por Cemitério de Santo Amaro, recebeu diversas melhorias na infraestrutura para atender melhor a população que visita o local diariamente. As obras foram entregues nesta sexta-feira (30) pelo prefeito Geraldo Julio, e incluem a recuperação da capela, do velório principal, a restauração da praça Numa Pompilho, instalação de placas de sinalização, melhoria na iluminação, nos jardins, nas ruas internas, além de limpeza e outras manutenções. O investimento total foi de R$ 1 milhão e os serviços foram executados pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana  do Recife (Emlurb).

"O cemitério está com todas as condições de receber o povo neste Dia de Finados que se aproxima e durante todo o ano".

“É o respeito e a dignidade que a população merece com investimento importante que foi feito aqui. O cemitério está com todas as condições de receber o povo neste Dia de Finados que se aproxima e durante todo o ano. Fizemos melhorias dentro, com a recuperação total da capela, e do lado de fora também, com os boxes para alimentação”, destacou Geraldo.

A capela teve seu revestimento interno e externo revitalizado, com a permanência das características originais da construção. Entre os serviços realizados, houve pintura, substituição da luminária principal, tipo castiçal com pingentes, implantação de quatro projetores com lâmpadas metálicas, recuperação dos bancos venezianos do entorno da capela, e plantio de grama na área externa.

Já no velório principal houve uma troca da coberta com substituição de todas as telhas, impermeabilização da estrutura, pintura geral, substituição de luminárias, construção de nova torre de caixa d’água, recuperação de passeios no entorno do velório e do muro divisório com o IML. Foi realizada ainda a recuperação geral de passeios em pedra portuguesa, com área superior a mil metros quadrados.

A iluminação também recebeu reforço com a implantação de 14 postes decorativos em tubo metálico e luminária tipo lampião. Foram substituídas 50 luminárias por lâmpadas de 70W metálica e 102 luminárias por lâmpadas de  400W metálica. Além disso, foram trocados 34 postes metálicos de 12 metros. A intervenção ainda contou com a implantação de um novo quadro de comando da iluminação e o aterramento geral do posteamento.

A Praça Numa Pompilho, que fica em frente à área de velórios, foi totalmente restaurada.  O trabalho recuperou toda a parte estrutural do espaço e implantou uma área destinada à comercialização de produtos, com a implantação de 10 quiosques. O serviço desenvolvido na Praça contemplou a substituição de 14 bancos em concreto, recuperação de passeios, instalação de brinquedos, colocação de grama, além da melhoria no sistema de iluminação com a implantação de postes e luminárias com lâmpadas metálicas.

Os quiosques implantados serão utilizados para a comercialização de produtos já preparados (sem manuseio no local) e bebidas não alcoólicas. Os equipamentos possuem área aproximada de 2,20 metros quadrados cada, com estrutura em concreto, fechamento com alvenaria de tijolos cerâmicos e porta de ferro. Todos possuem ponto de água, esgoto, energia e iluminação.

SINALIZAÇÃO - O Cemitério de Santo Amaro ganhou recentemente uma sinalização que permite ao visitante ter  visão geral de todo o cemitério, por meio de um mapa esquematizado com os nomes das alamedas e ruas, facilitando o deslocamento dos pedestres. Além do painel, encontram-se em alguns locais estratégicos, placas indicativas dos principais pontos: Velório principal, velório popular, administração, capela, saída e nomes das ruas.

DIA DE FINADOS – Os cinco cemitérios públicos do Recife (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea) estão prontos para receber o público no Dia de Finados, que ocorre na próxima segunda-feira (02/11). A Prefeitura do Recife intensificou o trabalho de conservação e preparou uma programação para atender aos visitantes. A expectativa é de que aproximadamente 62 mil pessoas circulem pelos locais durante o feriadão.

Para o feriado, a Emlurb montou um esquema especial de limpeza, que terá início no domingo (1/11), às 6h, com expectativa de término às 22h da segunda-feira. Ao todo, serão 255 homens trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno, de onde devem ser recolhidas cerca de 60 toneladas. “Nós já realizamos esta preparação e manutenção dos cemitérios o ano todo. Mas vamos intensificar os trabalhos até domingo na questão da limpeza e manutenção para recebermos os usuários na segunda-feira. Desde a última segunda já estamos com um reforço de 255 trabalhadores de rua que estão nos cemitérios também dando este apoio”, explicou Petrus Tejo, gerente de Necrópoles da Emlurb.

Os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores e Várzea contarão com celebrações religiosas durante todo o dia. No primeiro, começarão às 7h e encerrarão às 15h30. Das 9h30 às 10h30, haverá também uma apresentação da Orquestra de Cordas. No Parque das Flores, as missas terão início às 7h e terminarão às 16h. Já no cemitério da Várzea, além das missas, que acontecerão às 7h, 10h e 16h, será realizado um culto evangélico, às 15h. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, irá celebrar a missa das 10h30 em Santo Amaro, e a das 16h no Parque das Flores. Haverá, ainda, o fornecimento de água, sombrinhas e cadeiras de roda na entrada dos cemitérios.