Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 30.10.18 - 18h09

PCR divulga selecionados para se apresentar no Festival de Juventude do Recife

A programação começa na tarde desta quarta-feira, no Compaz do Alto Santa Terezinha, e vai até o sábado, no Parque da Macaxeira, onde haverá uma prévia do 15º Festival No Ar Coquetel Molotov.

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta terça-feira (30), os grupos de jovens selecionados para se apresentar no 2º Festival de Juventude do Recife: #DefendendoDireitos. O cantor e guitarrista recifense Fernandes, o grupo Ipueira Coco de Rua e a Companhia de Dança Nativos foram os selecionados para subir ao palco no principal dia da programação, no próximo sábado (3), no Parque da Macaxeira, junto com os artistas Isaar França e Luiz Lins, trazidos pelo Festival No Ar Coquetel Molotov, além da Nação de Maracatu Estrela Brilhante e do Coletivo Cores Femininas. O festival tem início na tarde desta quarta-feira (31), no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha.

Com o tema #DefendendoDireitos, o evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), em parceria com o No Ar Coquetel Molotov e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, com apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Segurança Urbana, Secretaria de Educação e outras pastas da PCR, além do Coletivo BoiKOT e da ONG Cores do Amanhã. Cerca de dois mil jovens participaram da 1ª edição do Festival de Juventude, em outubro de 2017. Para 2018, quando a programação foi ampliada de um para três dias, a estimativa de público é três mil pessoas.

Na tarde desta quarta, o festival começa com o Rolezinho de Halloween do Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, a partir das 16h. Na festa de Dia das Bruxas, haverá uma Batalha de Rimas de Monstros coordenada pelo DJ Big, programador cultural do Compaz; Dança dos Mortos, concurso de fantasias, música eletrônica e outras atrações.

Já na quinta-feira (), a programação cultural e esportiva será a partir das 13h no Parque do Caiara, na Iputinga, onde haverá torneios de futsal, futebol de campo, de barrinha, freestyle e apresentação de grupos culturais da comunidade do Caiara. O ponto alto da programação será nsábado, a partir das 14h, no Parque da Macaxeira, onde haverá intervenções artísticas, oficinas, feirinha e a prévia da 15ª edição do Festival No Ar Coquetel Molotov. Isaar França e Luiz Lins são os dois artistas trazidos pelo Molotov.

Além das atrações oficiais divulgadas pela PCR, o festival também abre espaço para a apresentação cultural de jovens recifenses. A Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) selecionouao longo da última semana, expressões artísticas juvenis para as apresentações do sábado. O objetivo é incentivar e dar visibilidade ao trabalho artístico de jovens, de forma individual ou coletiva, nas diversas linguagens desenvolvidas nos diferentes territórios da cidade do Recife.

Um dos três selecionados é o jovem cantor e guitarrista de Santo Amaro Fernandes, 27 anos, que levará ao Festival de Juventude as músicas de seu primeiro disco solo:Bonanza. álbum venceu o Prêmio da Música de Pernambuco na categoria Melhor álbum pop. O outro aprovado no edital da seleção foi o Ipueira Coco de Rua - grupo formado por jovens brincantes e moradores da Iputinga. Será apresentado o álbum que leva o nome do grupo, lançado em março de 2017.

O terceiro grupo de jovens aprovado para o Festival de Juventude foi a Companhia de Dança Nativos, da ONG Centro Educacional Popular Saber Viver, da Ilha de Deus, Imbiribeira. A companhia de dança é formada por crianças e jovens que são filhos de pescadores da comunidade. O grupo usa as linguagens do teatro e da dança para apresentar ao mundo a cultura pernambucana e falar da Ilha de Deus. A cada dois anos, a companhia realiza uma turnê em teatros, universidades, escolas e espaços públicos de diversas cidades da Alemanha.

Além dos jovens selecionados pela Sejuv, também se apresentarão no 2º Festival de Juventude do Recife duas atrações trazidas pelo Molotov: Isaar e Luiz Lins. A cantora, compositora e instrumentista Isaar vai apresentar músicas dos seus três discos, inclusive “Todo Calor”, o último lançamento. A jovem começou a carreira em 1995 como brincante no Maracatu Piaba de Ouro, fez parte da banda Comadre Fulozinha e integrou projetos como a Orquestra Santa Massa, com o DJ Dolores, gravou com Siba e A Fuloresta, Mundo Livre S/A, Eddie e Cidadão Instigado.

Já Luiz Lins é um dos mais novos nomes do rap brasileiro. Com apenas dois anos de estrada, o artista natural de Nazaré da Mata é um dos destaques do PE SQUAD (selo musical pernambucano) e prepara seu primeiro álbum de estúdio. As músicas do rapper pernambucano já somam mais de 200 milhões de acessos e mais de 10 milhões de downloads.

Outra atração do Festival de Juventude é o Grupo Cores Femininas, que faz parte do Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã. O coletivo é formado por mulheres que usam o Hip Hop para alcançar a cidadania e potencializar o protagonismo feminino. Também vai se apresentar no Parque da Macaxeira a Nação de Maracatu Estrela Brilhante, um dos grupos afro mais tradicionais do estado de Pernambuco. Fundada em 1906, no Alto José do Pinho, a Estrela Brilhante carrega os fundamentos da religiosidade de matriz africana, de tradição Nagô em Pernambuco, sob a coordenação da Rainha Marivalda.

Também no dia 3, os jovens do Compaz Eduardo Campos farão uma apresentação de dança de um trecho da peça “Tereza: uma luz chamada resistência”. O espetáculo homenageia figuras e grupos que marcaram história e deixaram seu legado no Alto Santa Terezinha. Durante todo o evento, a discotecagem ficará por conta do DJ Big, produtor cultural e educador social do Compaz, e da Rádio Libertadora, projeto idealizado por Eduardo Pontual, integrante do coletivo BoiKOT, que mistura música eletrônica com ritmos brasileiros.

De acordo com a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, o 2º Festival de Juventude tem o objetivo de promover um intercâmbio de manifestações artísticas, culturais e políticas das diversas juventudes da cidade, incentivando a ocupação criativa do espaço público por parte dos jovens e favorecendo a construção de um ambiente de não violência, que trabalha a dimensão da tolerância e da cultura de paz. “Acreditamos que a realização de festivais juvenis anuais e gratuitos na cidade contribui para o fortalecimento da cultura dos grupos juvenis e favorece o surgimento de novas bandas e coletivos culturais”, disse.