NOTÍCIAS

Turismo | 30.11.15 - 10h31

Recife Antigo de Coração teve saborosa e iluminada edição

Projeto, que contou com a participação de chefs de renome, como César Santos e Rivandro França, numa feira coordenada pela Abrasel, foi marcado também pela inauguração da decoração natalina da Prefeitura do Recife


Neste domingo, o bairro que conta os primeiros capítulos da história da cidade recebeu a edição mais iluminada do ano do Recife Antigo de Coração. A partir das 8h, o projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, encheu de ciclistas e famílias as ruas do entorno do Marco Zero. Às 18h, houve a estreia da decoração natalina do bairro, com direito a árvore, presépios e um corredor luminoso na Avenida Rio Branco.

Carlos Luiz da Silva, 36 anos, que trabalha como motorista, aproveitou a folga para trocar o volante pelo guidom. Chegou logo cedo para curtir o bairro de bicicleta. E passou a manhã inteira por lá. "O que eu acho mais legal desse projeto é que cada vez que a gente vem tem uma novidade. A programação nunca é igual."

A psicóloga Viviane Tavares, 27 anos, também não perde nenhuma edição do projeto. "Venho sempre com meu marido e minha filha, que adora os brinquedos. Às vezes, trago também minhas avós, tias, primos. A família inteira vem de Nazaré da Mata para aproveitar o projeto."

Neste domingo foi a família de Juliane Oliveira, 35 anos, e Jaedson Marques, 30 anos, que pegou a estrada para usufruir de bons momentos a céu aberto. "Viemos de São Lourenço da Mata. Já é a segunda vez que fazemos isso. Os meninos adoram", disse Juliane. Yuri, 13 anos, Samuel, 6 anos, e Paulo, 4 anos, confirmaram. "É legal que só", resumiu o caçula.

Fabielle Guerra e Leoson Diógenes, 34 anos, vieram de mais longe ainda. Moradores de Fortaleza, não poderiam ter escolhido melhor dia para conhecer o Recife Antigo. "O bairro não é só bonito. É também surpreendente. Um ponto turístico vivo, frequentado pela própria população."

Para as irmãs Luiza Maria Lima, 44 anos, e Maria da Conceição Gadelha, 40 anos, recifenses da gema, que conhecem de cor e salteado o bairro e o projeto, o flash mob da Secretaria da Mulher, para alertar a população sobre a violência de gênero, foi o ponto alto da programação deste domingo.

Teve também muita prática esportiva e muitos shows, como o do único pernambucano nas finais do The Voice, Ayrton Montarroyos, de Cello Gomes, Ricardo Herz Trio, Karynna Spinelli e Belo Xis, do Grupo de Ciranda de Itamaracá e da Ciranda de Selma do Coco, além do Show do Bem, comandado por Adriana B, com participação especial de Nonô Germano, Polyana Resende, Neguinho da Samarina, Potyzinho Lucena e Selma do Samba.

Na Rua do Bom Jesus, a programação estava mais gostosa que nunca. A partir das 15h, a feira Recife Sabor e Arte, coordenada pela Abrasel, levou 18 renomados chefs, como Rivandro França, do Cozinhando Escondidinho; Hugo e Julio Prouvot, do Prouvot Cozinha Bar; e Thiago Freitas, da Freitas Chocolaterie; além de D. Carmem Virgínia, do Altar Cozinha Ancestral; e César Santos, do Oficina do Sabor, para servir pratos de grife por módicos R$ 15.

RECIFE RECEBE

Nesta edição, o município contemplado pelo Recife Recebe, ação de valorização do turismo metropolitano da Secretaria de Turismo e Lazer, foi Garanhuns, que desfilou no bairro seu artesanato, seus atrativos e suas tradições natalinas, com a apresentação de Reisado do Mestre Gonzaga de Garanhuns.

MÚSICA NAS IGREJAS
Das 17h às 18h, teve programação também na Igreja Madre de Deus, que recebeu o Projeto Música nas Igrejas, da Secretaria de Turismo e Lazer. Para um numeroso público, a Orquestra Musical Life executou um repertório que foi do erudito ao pop, combinando boa música com um belo e sagrado cenário.