Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.11.16 - 19h48

Prefeito Geraldo Julio lança Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2017

img_alt

Na tarde desta quarta (30), o prefeito apresentou detalhes da ação que vai contar com a participação de diversas secretarias e parabenizou a equipe pela redução do índice de infestação do Aedes Aegypti neste ano (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio lançou, na tarde desta quarta-feira (30), o Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2017, um conjunto de ações integradas que vai contar com a participação de diversas pastas municipais no combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika, esta última causadora dos casos de Síndrome Congênita e outras deficiências em bebês. Apesar da redução do índice de infestação do mosquito este ano, que caiu de 4.8% para 1.2 % - se destacando como o menor dos últimos 10 anos - o gestor ressaltou a importância de continuar o combate com o apoio de toda a sociedade. Na ocasião, Geraldo também assinou a renovação do decreto de situação de emergência, prorrogando o período por mais 180 dias. Participaram do lançamento o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, outros 19 secretários municipais envolvidos no plano, além de funcionários da prefeitura, entre eles agentes de saúde ambiental e controle de endemias, que trabalham na linha de frente no combate ao mosquito.

"O nosso objetivo é que permaneça a mobilização de toda a sociedade. A prefeitura tem 20 secretarias envolvidas e mais de 80 ações que serão realizadas. Já conseguimos reduzir a infestação do mosquito para o menor índice dos últimos 10 anos, mas precisamos continuar combatendo o mosquito. Todos têm o seu papel, a sociedade, o governo estadual, nós do governo municipal, então hoje estamos convocando todos para que a atenção continue, porque com a chegada do verão os focos aumentam, e queremos continuar reduzindo os números de casos de chikungunya, zika e dengue", afirmou o gestor municipal, explicando também sobre a redução no Levantamento Rápido do índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa).

Entre as ações do plano lançado, se destaca o acolhimento e acompanhamento de saúde às famílias, gestantes, cuidadores e crianças com síndrome congênita da zika, que tiveram a microcefalia diagnosticada tardiamente.  A Prefeitura do Recife também lançou um folder com orientações de prevenção às arbovirores para mulheres em idade fértil, e também vai melhorar o controle ao mosquito com a expansão do uso das ovitrampas, armadilhas com larvicidas, que vão contribuir na redução dos focos. Parcerias com entidades da sociedade civil também serão firmadas novamente, como ocorreu no fim do ano passado.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, comentou a importância da queda do LIRAa: "A cada 100 casas que nossos agentes visitavam 5 estavam com o mosquito.O número de hoje é de 1 casa a cada 100.Ou seja, hoje estamos com o número que é menos da metade do número médio e menos de um quarto do que já foi em um passado recente. Isso é muito significativo, mas sabemos que o desafio permanece, e é por isso, e por estarmos perto do verão, que devemos trabalhar para diminuir os índices e os riscos de novas epidemias".

A partir das ações iniciadas há um ano pela Prefeitura do Recife, o município foi considerado referência no combate às arboviroes pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Outra iniciativa que estará no conjunto de ações a serem executadas é a criação de brigadas nas instituições públicas e privadas com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde.