Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.11.16 - 20h02

Secretaria de Saúde do Recife apresenta balanço do 2º quadrimestre na Câmara dos Vereadores

O HMR E UPA-E estão entre os equipamentos entregues entre maio e agosto de 2016

 

“Fizemos uma avaliação excelente sobre o que foi apresentado, não havendo contestações da plenária. Os recursos foram aplicados de maneira correta e pode-se observar esforço da Secretaria para controlar as endemias e manter a rede funcionando”. Esta foi a avaliação do presidente da Comissão de Higiene e Saúde do Legislativo Municipal., Rogério de Lucca, sobre o Relatório do Segundo Quadrimestre da Secretaria de Saúde do Recife. A apresentação referente ao período de maio até agosto de 2016 ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), no plenarinho da Câmara dos Vereadores.

Nesse quadrimestre foram concentradas algumas das principais entregas da Prefeitura do Recife na área de saúde. “O destaque foi a inauguração do Hospital da Mulher do Recife, o único hospital de grande porte já construído na capital. Lá é possível observar serviços inovadores na humanização de atendimento, na qualidade, e no diferencial como Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência, a Casa das Mães e do Centro do Parto Normal, onde mulheres têm a oportunidade de realizar o parto humanizado pelo SUS”, reforçou Jailson Correia, secretário de Saúde do Recife.

Nos primeiros 90 dias de funcionamento do HMR foram contabilizados 30 mil procedimentos, sendo: 5 mil consultas, 23 mil exames laboratoriais, 800 exames de alta complexidade  (tomografia, ressonância magnética e desintometria), 9.218 ultrassonografias, 400 partos, sendo 292 normais e 115 cesáreas e ainda 700 pequenas cirurgias realizadas. Hoje já são mais de 150 mil atendimentos.

Entre os avanços alcançados nos últimos quatro meses também está a conclusão de oito unidades de saúde, a exemplo da Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E), no bairro do Arruda, que oferta atendimento de consultas e exames especializados. A receita realizada para aplicação em ações e serviços públicos de saúde no município até 30 de Agosto foi de quase R$ 2 milhões, conforme consta no relatório. 

No item de Prevenção e Promoção à Saúde foi possível constatar o empenho da rede em atingir a meta de 80% da vacina contra influenza, com mais de 75 mil doses aplicadas em crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos. O caminhão equipado com mamógrafo digital, da Prefeitura do Recife, percorreu 118 localidades e beneficiou mulheres entre 50 e 69 anos.  Ao todo, o serviço realizou 6.775 mamografias, entre os meses de maio a agosto. Ações de Combate ao mosquito Aedes aegypti também continuaram em evidência, com a promoção de 383 rodas de conversas, 849 Atividades em salas de espera, 14 Ações de panfletagem e 57 mutirões de controle do mosquito Aedes aegypti.