Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.11.17 - 15h17

Acessuas Trabalho Recife atende público do Centro LGBT

img_alt

Ação da Prefeitura do Recife tem o objetivo de diminuir as vulnerabilidades do público LGBT e levar o segmento à autonomia financeira (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

"Fui recebida de forma maravilhosa e estou saindo bem contente daqui do Centro LGBT", disse Lorena Diógenes, 26 anos, transexual que, nessa quarta-feira (29), foi uma das usuárias do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife cadastrada no banco de dados do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Esse cadastro de inclusão produtiva abre portas para oportunidades de emprego, estágio e cursos profissionalizantes. A atividade fez parte da programação da 5ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, que teve início no último dia 20 e vai até o dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Lorena contou que, aos 18 anos de idade, saiu de casa porque a família não aceitou seu processo de transição sexual. Entre as diversas consequências que essa mudança gerou estão as dificuldades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. "Tive problema em relação ao nome social porque as pessoas tinham muito preconceito. Agora já consegui mudar meus documentos. Hoje eu tenho dificuldade com a qualificação porque só estudei até o ensino médio e o mercado de trabalho pede mais que isso. Eu nunca tive oportunidade de emprego, mas hoje vejo uma luz no fim do túnel", disse a jovem.

Soraya Zuppardo, que é assistente social do Acessuas Recife, considera gratificante poder atender a população LGBT. "O trabalho feito diretamente no Centro LGBT nasce da dificuldade dessas pessoas serem atendidas em outros espaços. Aqui o público LGBT fica à vontade para nos dar as informações necessárias para que possamos fazer encaminhamentos mais específicos. Esse trabalho é muito gratificante", avaliou a assistente social. Mensalmente, o Acessuas Recife realiza atendimento no Centro LGBT, onde são realizados encaminhamentos para cursos e processos seletivos, oficinas sobre temáticas relacionadas à empregabilidade, rodas de diálogo, entre outras atividades.

De acordo com a coordenadora do Centro LGBT, Poliny Aguiar, ações como as dessa quarta são importantes para minimizar os entraves enfrentados pelo público LGBT para se inserir no mercado. "Sabemos que o segmento tem mais dificuldade de acessar vagas de emprego pela questão do preconceito e da qualificação profissional".

CENTRO LGBT – O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Implantado em 29 de agosto de 2014, é o Primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco.

Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de mil usuários cadastrados e já realizou mais de cinco mil atendimentos. Os profissionais do Centro LGBT também fazem atendimentos descentralizados, oferecendo escuta qualificada nas comunidades. Na próxima segunda-feira (4), o público será atendido no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, onde será possível agendar atendimentos jurídico e psicológico, além de receber orientações sobre direitos humanos. O Centro LGBT funciona na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os telefones de lá são 3355-3456.

DIREITOS HUMANOS – Iniciada no último dia 20, a 5ª Jornada de Direitos Humanos (JDH) conta com mais de 50 ações em todas as regiões da cidade, até o dia 10 de dezembro. Palestras, rodas de diálogo, oficinas, espetáculos, emissão de documentos e cine-debates fazem parte da programação organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, em parceria com diversas outras pastas da Prefeitura do Recife.

O tema da quinta edição da jornada é “Passos à frente rumo à cidadania”. Os debates abordam as mais diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos: os direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBT; direito à educação, ao lazer e à saúde, igualdade racial, entre outros. A programação do evento está disponível no site da Prefeitura do Recife.