Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 30.11.17 - 09h12

REC’n’Play ocupa o Recife Antigo com inovação e experiências digitais criativas

img_alt

O festival terá início nesta quinta-feira (30) e tomará conta dos prédios e ruas do bairro histórico com mais de 200 atividades na programação. Prefeito Geraldo Julio participou do evento de abertura do Festival que terá programação especial da Prefeitura do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Bairro do Recife vai sediar a primeira edição do festival Rec'n'Play, iniciativa que vai reunir, nas ruas e edifícios históricos do centro, a vocação para a inovação do Recife, as tradições culturais e artísticas da cidade, com o empreendedorismo, economia criativa e entretenimento. A iniciativa, que terá na sua programação oficinas, hackatons, shows, workshops de fotografia, atividades de empreendedorismo para gamers, entre outras ações, é organizada pelo Porto Digital, pela Ampla Comunicação e Grupo Duca, em parceria com a Prefeitura do Recife, Governo do Estado, Sebrae e outras instituições. O prefeito Geraldo Julio participou, na noite desta quarta-feira (29), da abertura do evento que vai ocupar de 30 de novembro de dezembro vários pontos do bairro que é cartão postal do município do Recife e berço de um dos maiores parques tecnológicos do Brasil.

“Um grande festival de inovação e experiências digitais que já conta com quase 7 mil pessoas inscritas e que vai bombar. Palestras, discussões, oficinas, apresentações, tudo aqui no Recife Antigo, berço da tecnologia e inovação da cidade. Um festival que fala de inovação e economia criativa, Recife falando para o mundo, sobre o futuro da nossa cidade, do nosso país e do mundo inteiro”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

Com uma programação extensa de atividades, o REC’n’Play vai trabalhar conteúdos nas mais diversas áreas, entre elas, games, cidades sustentáveis e inteligentes, robótica e internet das coisas, entre outras, tudo de forma integrada, sequencial e simultânea. A Prefeitura do Recife, através de várias de suas secretarias, além de apoiadora, integra a grade de programação. Games ambientais, educação ambiental e ecológica, palestra sobre aplicativos acessíveis para tablets e smartphones, além de apresentação dos protótipos do programa Robótica na Escola estão entre as várias atividades que aliam educação, cultura, meio ambiente, direitos humanos, discussões sobre tecnologia e mobilidade, todos estes temas ligados à inovação. Workshops, palestras e oficinas sobre Robótica, Turismo Criativo e ainda o Hacker Cidadão 5.0, uma maratona de desafios para programadores, que utiliza os dados abertos da Prefeitura do Recife para propor soluções para os desafios da cidade. 

O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, explicou a universalidade da experiência. “O Recife têm se destacado a nível nacional e internacional como um ambiente de inovação, criatividade e de uma visão de futuro. Isso tudo é fruto de um esforço combinado de prefeitura, governo do estado, universidades e empresário da tecnologia e informação. Diante disso, finalmente criamos um evento nosso que permite uma leitura de Recife sobre o mundo e para o mundo, feito para as pessoas viverem a cidade, tudo isso através do bairro emblemático do Recife, permitindo o encontro entre pessoas, atividades de educação, competições e ainda descobertas. Ou seja, uma plataforma geradora de conhecimento”, afirmou. 

Confira a programação completa da Prefeitura do Recife no REC’N’PLAY CLICANDO AQUI