Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 30.11.20 - 12h11

Crianças e moradores do UR-10 escrevem mais um capítulo do programa Mais Vida nos Morros

img_alt

Espaços multissensoriais para o desenvolvimento infantil marcam a chegada do Mais Vida nos Morros na comunidade do UR-10. Prefeito Geraldo Julio visitou o local na manhã desta terça-feira (6) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O programa Mais Vida nos Morros, realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva Inovação Urbana do Recife, transformou a comunidade do UR-10 a partir do protagonismo dos próprios moradores com a participação nas discussões, escolhas e colocando a mão na massa. Na manhã desta terça-feira (06), o prefeito Geraldo Julio e o secretário executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi participaram de um ato simbólico para celebrar a transformação de toda a comunidade em um espaço voltado para as crianças. As áreas estão repletas de pinturas lúdicas e brincadeiras que estimulam os cinco sentidos, contribuem para desenvolvimento integral da criança e fortalecem os laços comunitários. 

“O Programa Mais Vida nos Morros é um programa que junta a população e a Secretaria de Inovação Urbana da Prefeitura. Aqui na UR-10 teve inovação. Chegou junto aqui também a Defesa Civil e chegou aqui também a Emlurb. E tudo isso resultou em recuperação de casas, recuperação de escadaria, corrimão, iluminação LED, barreira e também a parte da vida. Pontos que antes eram pontos críticos de lixo, locais que eram abandonados agora são jardins, são pracinhas e espaços de convivência da população. O mais importante é que foi feito pela própria população com a Prefeitura mobilizando todo esse trabalho, uma grande conquista aqui para a UR-10”, comemorou o prefeito Geraldo Julio. 

O UR-10 traz como inovação a instalação de brinquedos multissensoriais elaborados a partir da escuta ativa das crianças e cuidadores, que agora podem desfrutar do brincar livre. O local foi reurbanizado e devolvido para a população, com as obras de Infraestrutura urbana integrada do Mais Vida nos Morros em parceria com a Emlurb, com a revitalização de duas encostas, a urbanização da Rua Pelópidas de Castro com pavimentação, drenagem, escadaria e melhoria da iluminação; reparo em paralelepípedo na Rua Agamenon, com colocação de corrimão, correção de linha d’água e reparo de canaletas e cal na Rua Oscar Brandão e Ator Clênio Vanderlei, e revitalização da escadaria da Rua Poetisa, que agora podem desfrutar de espaços de lazer, descanso e de brincadeiras lúdicas para as crianças.

“A desigualdade socioespacial é um dos maiores desafios do Brasil e os desafios urbanos nas periferias refletem isso. O Recife encontrou um caminho. É olhar para as periferias como oportunidade. É acima de tudo sobre amor, orgulho, autoestima e vontade de fazer a diferença no lugar onde vive. A transformação no UR-10 faz a gente sonhar que é possível sim uma cidade para as crianças. Aqui, cada bequinho, cada escadaria, cada metro quadrado de cidade foi pensado para elas” destaca, o Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi. 

Cerca de 125 famílias, ou seja, 500 pessoas foram atendidas com a requalificação, e casas, muros, ruas, calçadas, escadarias, postes e fachadas receberam a arte de Jeff Alan que também assinou um mural artístico com o lema: “Nós amamos o UR-10”, que agora integra a paisagem do entorno e podem ser visualizados pelas comunidades vizinhas. A comunidade passou a ter como característica a sua própria personalidade local.

A transformação também vem da mudança de comportamento do cidadão que passa a ser o protagonista e exercer a cidadania de forma ativa. É assim que através da parceria entre moradores e técnicos, e pensando em tornar a área mais humanizada e voltada para as crianças, que as ruas Pelópidas de Castro, Beco do Cabral e a Rua Oscar Brandão, da comunidade do UR-10, ganharam mais vida. Foram removidos pontos críticos de lixo através de um trabalho de educação ambiental e foram instaladas sinalização lúdica de conscientização ambiental.

A Rua Oscar Brandão, por exemplo, por ser uma rua sem saída sempre foi um dos locais preferidos pelas crianças para brincar e lá foram executados nos espelhos das calçadas diversas brincadeiras e atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento integral das crianças e sua integração com a cidade. 

O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, que as comunidades são transformadas a partir do engajamento e protagonismo dos próprios moradores, desde a cocriação até a mão na massa. O programa, que teve início em 2016, atende diretamente 24.720 mil moradores em 49 comunidades do Recife. O Mais Vida nos Morros que conta com a parceria da Akzo Nobel, através das Tintas Coral, vem se destacando nacionalmente e internacionalmente por repensar o espaço público sob a perspectiva das crianças, nos conceitos do URBAN 95 através de uma cooperação técnica com a Bernard Van Leer Foundation. O projeto está neste momento participando de um laboratório internacional coordenado pelo Instituto dinamarquês Gehl people que acontece simultaneamente em Tel Aviv, em Israel; Tirana, na Albânia e Lima, no Peru e na capital pernambucana, hoje uma referência mundial em urbanismo social. O programa também conta o apoio institucional da ONU-Habitat, foi premiado pelo Premiado pelo Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) e foi case em um dos principais eventos do mundo sobre criança e cidade, Child in The City, que ocorreu na Bélgica.